Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal de Conceição do Mato Dentro

Publicado em

A cerimônia foi realizada pela prefeitura municipal e secretaria de cultura durante a III Semana Estadual de Incentivo à Literatura.

A prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro realizou, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de reinauguração da Biblioteca Municipal Joaquim Ribeiro Costa. O novo espaço fica na Rua Raul Soares, número 209 e está aberto à visitação.

O evento marcou a celebração da III Semana Estadual de Incentivo a Literatura e contou com a presença do prefeito José Fernando de Oliveira, a vice-prefeita Ivete Otoni, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages e a secretária adjunta de Educação, Marcia Simões. Além dessas figuras, estiveram presentes também a bibliotecária Deysianne Rodrigues, o vereador João Marcos e os familiares do homenageado Joaquim Ribeiro Costa.

Snapinsta.app 341876261 597455638982773 6614596920978612468 n 1080
Imagem: Divulgação | Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

Durante a cerimônia a Rede de Fazedores de Cultura do município realizaram apresentações artísticas ao ar livre e no interior do espaço, como a declamação de poesias e atividades voltadas às escolas convidadas. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, o evento simboliza a restauração de um órgão fundamental para o município.

“A reinauguração da Biblioteca Municipal é a recuperação de um órgão vital para a manutenção da qualidade de vida de uma sociedade sadia. Formar leitores é o grande desafio da educação” – afirma.

História da Biblioteca Municipal

A primeira Biblioteca Municipal de Conceição do Mato Dentro foi inaugurada em setembro de 1901, no Paço Municipal José Aparecido de Oliveira. Em setembro de 2002, ano de comemoração de 300 anos de fundação do município, o espaço foi restaurado e transferido para o antigo Cine Paroquial. Após a reforma e restauração do antigo prédio, a biblioteca foi transferida para o antigo espaço da Secretaria Municipal e Patrimônio Histórico. O nome dado à biblioteca é uma homenagem ao professor e autor do livro “Fonte da Saudade”, Joaquim Ribeiro Costa.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios