Início Cidades Conceição do Mato Dentro Entrevista com Cristiano Lazzarini de Souza, campeão mundial de Jiu-jitsu

Entrevista com Cristiano Lazzarini de Souza, campeão mundial de Jiu-jitsu

Mauro Quintão e Cristiano Lazzarini

Em entrevista ao Interlocução Brasil e ao Cidades e Minerais, o campeão mundial de Jiu-jitsu Cristiano Lazzarini, falou sobre sua trajetória com as artes maciais e sua relação com a cidade de Conceição do Mato Dentro. Leia a matéria a seguir e confira.

Conhecido como Titi, o atleta teve seu primeiro contato com as artes maciais aos 5 anos de idade. Após passar por várias modalidades como Judô, Boxe, Muay Thai e Capoeira, ele se encontrou no Jiu-jitsu e percorreu um longo caminho de sucesso. Ao longo de sua trajetória no jiu-jitsu, Cristiano Lazzarini alcançou cinco títulos de Campeão Mundial e Campeão Pan-americano, quatro títulos de Campeão Brasileiro e um título de Campeão Europeu.

Apesar de ter nascido em Belo Horizonte, Cristiano possui laços afetivos e familiares em Conceição do Mato Dentro. Em entrevista, o lutador falou um pouco sobre a sua história com o município.

“Eu nasci em Belo Horizonte, mas eu tenho uma ligação muito forte com Conceição do Mato Dentro porque meu pai é daqui e morou aqui. Eu nunca morei em Conceição, mas eu cresci aqui. Minhas férias sempre eram aqui, quando pequeno, eu corria por essas montanhas e ficava solto na cidade.” – recordou.

Atualmente, Cristiano é mestre na academia Gracie Barra Centro, em Belo Horizonte e dono do Clube Joy no Shopping Bela Vista Mall, em Conceição do Mato Dentro. Além de seus empreendimentos no esporte, ele também é criador de um Projeto Social de Jiu-jitsu no município. De acordo com o atleta, criar projetos sociais em Conceição do Mato Dentro é uma forma de continuar o trabalho de sua mãe, Tânia Lazzarini, que foi vereadora e contribuiu com projetos sociais no município.

“Ninguém sabia de verdade o que era o Jiu-jitsu. Quando eu vim falar sobre o Jiu-jitsu aqui em Conceição, eu me deparei com 300 pessoas para me ouvir. Foi muito legal, a gente chegou a ter 90 crianças no projeto! A gente levava os atletas para lutar em Belo Horizonte, eles ganhavam medalhas… Esse lado do projeto social deu uma dissipada, mas ainda tem uma equipe aqui em uma academia de Jiu-jitsu.”

A importância do esporte para a sociedade

Além dos benefícios para a saúde física e mental, os esportes e atividades físicas são poderosas ferramentas de inclusão e mudança social. Entretanto, o Brasil ainda possui uma baixa adesão a essas práticas. De acordo com a Pesquisa Ipsos realizada em 29 países, a média de tempo que os brasileiros dedicam à atividade física corresponde a metade da média global. Diante deste cenário, Cristiano afirma que a prática do Jiu-jitsu em Conceição do Mato é uma chance de inclusão social.

“Eu acredito piamente que a grande saída do jovem que vive sem apoio, às vezes em situação de vulnerabilidade, é o esporte. Aqui em Conceição do Mato Dentro eu vejo uma chance de inclusão social. O MMA proporciona ao jovem um futuro, uma oportunidade de ganhar dinheiro e ter uma carreira.” – afirmou.

 

Sair da versão mobile