Conceição do Mato Dentro recebe estudantes de Portugal para o programa “Escolas Que Se Abraçam”

Publicado em

Os alunos vieram da cidade de Óbidos e desembarcaram em Belo Horizonte acompanhados de profissionais pedagógicos. O objetivo do programa é promover intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa.

O programa educacional que promove o intercâmbio entre Brasil e Portugal teve início em dezembro de 2018, com o projeto “Cartas de Lá e Cá”. Neste projeto, os estudantes de Conceição do Mato Dentro trocavam cartas com os estudantes da cidade de Óbidos, em Portugal. Em 2019, o projeto deu origem ao livro “Cartas de Lá e Cá”, o qual alcançou grande sucesso e inspirou a participação de outras cidades portuguesas no projeto.

Desse modo, foi lançado o segundo livro com o nome “Escolas Que Se Abraçam”. Esta obra deu nome ao atual projeto que envolve as cidades de Cascais, Praga, Póvoa do Varzim, Lagos e Angra do Heroísmo, além de Óbidos. De acordo com o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira, o projeto envolve diretamente as escolas e a Secretaria Municipal de Educação. Além dos alunos portugueses que chegaram a Conceição do Mato Dentro, cerca de 20 conceicionense, entre alunos e professores, saíram em intercâmbio para Óbidos a fim de viver uma nova experiência cultural.

340952488 755701902799621 5961201164061032999 n
Prefeito de Conceição do Mato Dentro acompanhou os estudantes durante visitas. Imagem: reprodução | Instagram
Novos projetos

Além do “Escolas Que Se Abraçam”, novos projetos estão sendo desenvolvidos nesta área. Com o lançamento do livro “Diálogos Entre Oceanos”, as escolas de Moçambique e Angola também poderão participar do programa de intercâmbio em Conceição do Mato Dentro. Além disso, a criação de um quarto livro está prevista para agosto deste ano. Em entrevista ao Cidades e Minerais, o prefeito José Fernando afirmou que a cidade receberá a Ministra da Educação de Angola, a Diretora de Educação Básica de Moçambique e outras figuras internacionais importantes para o Festival Internacional de Língua Portuguesa. O evento acontecerá em Agosto, na cidade de Conceição do Mato Dentro e pretende promover o diálogo e a troca cultural entre diferentes países lusófonos.

“Nós estamos afirmando a máxima de Fernando Pessoa que diz: ‘A minha pátria é a língua portuguesa’.” – destacou o prefeito.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios