O espaço é uma referência em cultura e educação na Serra do Espinhaço, região central de Minas Gerais.
Nesta terça-feira (14), a mineradora Anglo American reinaugurou o espaço Estação Ciência, localizado no município de Conceição do Mato Dentro. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais. A cerimônia foi uma das iniciativas da empresa em comemoração aos 50 anos de presença no Brasil.
A reforma da Estação Ciência teve início em 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas pela pandemia de covid-19. De acordo com Cristiano Cobo, diretor Técnico e de Sustentabilidade da Anglo American, as obras foram realizadas com objetivo de acomodar novas atrações, criar ambientes interativos e promover mais acessibilidade.
“Verificamos a necessidade de atualizar exposições, além de modernizar o espaço de forma que ficasse mais atrativo, sensorial, inovador e acessível a todos os públicos. Assim, desenvolvemos um projeto interativo, com objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência única e inesquecível” – explica.
De acordo com a empresa, a Estação Ciência recebeu mais de 32 mil visitantes no período entre 2014 e 2020. O espaço contempla os objetivos do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American e aborda temas relacionados ao projeto mineral e à biodiversidade de forma educativa. Além disso, o local possui um acervo sobre o patrimônio cultural e natural da Serra do Espinhaço. Esse acervo conta com objetos, exposições fotográficas, registros audiovisuais e informações sobre a fauna e a flora da região.
A superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Maria Dalce Ricas, afirma que a Estação Ciência pode contribuir muito com a educação ambiental na região.
“Quando as pessoas conseguem compreender como suas ações impactam o planeta Terra, elas têm a oportunidade de se conscientizar e mudar seus comportamentos. Além disso, por meio desse espaço, as comunidades podem aprender e valorizar ainda mais o patrimônio histórico, cultural e ambiental de toda a região e, com este conhecimento, entender como é possível conciliar a atividade mineral com a preservação deste patrimônio” – destaca.
A Estação Ciência é aberta para visitação de segunda à sexta-feira. As visitas são gratuitas e é preciso realizar agendamento prévio para grupos com mais de 5 pessoas.