Cemig trocou de graça mais de 45 mil lâmpadas antigas por outras econômicas em 2024

Publicado em

 

A Cemig anunciou nesta quinta-feira (20) a troca de mais de 45 mil lâmpadas antigas por outras de Led, mais modernas e econômicas, em 30 cidades do estado. A ação faz parte do projeto itinerante realizado entre janeiro e maio deste ano pela companhia, beneficiando mais de 7 mil instalações consumidoras.

De acordo com a Cemig, o investimento foi de cerca de R$ 1,1 milhão, com o objetivo de promover o uso eficiente, racional e sustentável da energia. A inciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A substituição das lâmpadas é feita de forma gratuita, com até sete lâmpadas nos postos de troca instalados pela companhia em espaços públicos das cidades. Para participar, os clientes residenciais devem apresentar a última conta de energia quitada e um documento de identidade. A troca de lâmpadas será feita mediante a apresentação de até sete unidades de lâmpadas que não podem estar queimadas.

Os interessados também devem estar adimplentes com a Cemig, havendo possibilidade de consultar a situação no momento da troca das lâmpadas. A troca é válida para clientes titulares da conta ou que tenham procuração, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Cemig.

Equipamentos mais sustentáveis

As lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior e maior eficiência. Isso significa que elas consomem menos energia quando comparadas às lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo. No entanto, o projeto de troca de lâmpadas itinerante busca, sobretudo, incentivar o uso sustentável da energia no dia a dia das pessoas.

Para o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a iniciativa representa uma boa oportunidade para aqueles que querem economizar energia. “Nós queremos fomentar na população a cultura da eficiência energética. E a troca de lâmpadas é uma demonstração de que é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável com atitudes simples. A modernização de lâmpadas é uma possibilidade de reduzir o desperdício de energia elétrica”, explica.

Cemig realiza trocas desde 2022

O projeto itinerante de troca de lâmpadas teve início em meados de 2022. Desde então, 55 municípios foram atendidos e cerca de 124 mil lâmpadas foram substituídas, beneficiando mais de 20 mil unidades consumidoras.

As atividades previstas e desenvolvidas pelo PEE em Minas Gerais beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas de atendimento à sociedade, como hospitais e escolas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios