Início Brasil Alerta: Inmet prevê grande volume de chuvas para o sudeste até a...

Alerta: Inmet prevê grande volume de chuvas para o sudeste até a segunda-feira (30)

Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil - Defesa Civil de Belo Horizonte também emitiu alerta de chuva forte; Há risco geológico alto em todas as regionais da capital mineira

 

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para hoje (26) e sexta-feira (27) é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país, principalmente na região Sudeste.

Conforme o instituto, a causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Mas as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.

A expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira (30), principalmente nas regiões do estado de São Paulo, até a divisa com Minas Gerais, “onde o acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”.

Alerta para BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta para pancadas de chuvas de 20 a 40 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (27). Quatro regionais de Belo Horizonte (Barreiro, a Leste, Nordeste e Oeste) registraram chuva acima da média. A expectativa era de que 339,1 milímetros fossem distribuídos entre os 31 dias do mês. As outras cinco regionais podem bater a média nas próximas horas, já que há previsão de temporais. Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico alto em todas as regionais até esta sexta-feira (27).

Veja as recomendações de segurança da Defesa Civil:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile