Os minérios explorados no Brasil são uma força vital na economia do país, além de ajudar outros países de baixa renda que dependem da exploração mineral para estabilidade econômica.
A pesquisa do ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais) mostra que os benefícios dos minérios explorados no Brasil podem ter um impacto positivo no desenvolvimento, ajudando a criar empregos, reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida.
Na a indústria de mineração do Brasil, os minerais mais extraídos no país são alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês e ouro, respondendo por 98,6% do valor em todos os mercados no Brasil.
Minérios explorados no Brasil
Conheça abaixo um pouco mais dos maiores minérios explorados no Brasil e qual a região do país eles estão presentes:
Alumínio
A maioria das reservas mundiais está localizada em regiões tropicais e subtropicais. O Brasil é rico em reservas, com uma receita total de US$ 65,4 bilhões em 2017, principalmente nas regiões norte (regiões do Pará e Amazônia), mas também nas regiões sudeste e sul.
Principais minas: Oriximiná e Paragominas (PA).
Cobre
A demanda global pelo cobre foi de 23,6 milhões de toneladas em 2018 e deve chegar a quase 30 milhões de toneladas em 2027, uma taxa média de crescimento anual de 2,6%. As duas empresas concentram mais de 70% de sua mineração de cobre no Brasil, segundo dados da ANM. Salobo Metais e Vale, ambas no estado do Pará.
Principais minas: Chapada (GO); Sossego (PA); Salobo (PA) e Caraíba (BA).
Estanho
O Brasil tem essas condições na extração do estanho de alta qualidade e sem dificuldade, sendo um dos poucos produtores que também é consumidor.
Segundo dados da ANM, as duas empresas concentram cerca de 60% da extração de estanho no Brasil. Mineração Taboca e Coopermetal Coop Metalurgia de Rondônia, nos estados do Amazonas e Rondônia, respectivamente.
Principais minas: Bom Futuro (RO); Massangana (RO) e São Lourenço (RO).
Ferro
O Quadrilátero Ferrífero (QF), como o próprio nome sugere, é a principal província mineradora de ferro do Brasil. É a rede elétrica localizada ao sul da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A Vale S.A concentra sozinha cerca de 80% da mineração de minério de ferro do Brasil, produzindo 81,9 milhões de toneladas de minério de ferro entre janeiro e março deste ano, segundo a ANM.
Principais minas: 33 no Quadrilátero Ferrífero (MG); N4 e N5 (PA).
Manganês
Com a Mina do Azul prevista para secar dentro de 10 anos, o Brasil terá um papel menor no mercado internacional de manganês pela primeira vez. À medida que as minas de manganês entrarem em processo de esgotamento, o preço desse mineral tenderá a se valorizar, o que, por sua vez, levará a menores jazidas e a maiores custos de produção.
Principais minas: Azul (PA); Lucas (MG); Urucum (MS), Comin (MS); Buritirama (PA); Morro da Mina (MG).
Ouro
O Brasil sempre foi um grande produtor de ouro. Entre o final do século 19 e o final do século 20, a produção de ouro do Brasil ocupou o primeiro lugar no mundo. Segundo dados da ANM, nos últimos cinco anos foram extraídas 406 toneladas de metais preciosos. Isso significa que o país produz em média 81,2 toneladas por ano. Atualmente ocupamos a 11ª posição e o potencial é crescente, principalmente na província de Carajás, partes do Tapajós e Mato Grosso, e regiões relativamente desconhecidas como o Maranhão.
Principais minas: Fazenda Nova (GO); Aurizona (MA); Jacobina (BA); Morro do Ouro (GO); Pedra Branca do Amapari (AP); Crixás (GO); São Vicente (MT); São Francisco (MT); Santa Bárbara (MG); Sabará (MG); Cocais (MG) e Caeté (MG).