Há mais de 20 anos, a Vale realiza iniciativas socioculturais com o objetivo de estimular manifestações artísticas nas regiões em que opera.
Em 2020, a mineradora fundou o Instituto Cultural Vale, um projeto que possui estruturas em Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará. O Instituto conta com programações abertas ao público como exposições, apresentações e iniciativas de valorização dos patrimônios materiais e imateriais do Brasil.
Confira as unidades que formam o Instituto Cultural Vale:
Memorial Minas Gerais Vale
Localizado no centro de Belo Horizonte, o museu conta com trabalhos artísticos dedicados à tradição do povo mineiro.
Museu Vale
Localizado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, o Museu Vale é voltado para a preservação histórica e cultural da Estrada de Ferro que liga Vitória a Minas.
Centro Cultural Vale Maranhão
Localizado no centro histórico de São Luís, no Maranhão, o Centro Cultural Vale é um espaço cultural dinâmico voltado para trocas artísticas e eventos culturais.
Casa da Cultura Carajás
A unidade de Canaã dos Carajás, no Pará, trabalha com medidas de resgate histórico de elementos da cultura paraense. Além disso, a casa oferece diversas práticas culturais interativas para a população.
Vale Música
O projeto Vale Música faz parte do Instituto Cultural e consiste em um centro de formação musical. No projeto, existe a troca de conhecimento e o intercâmbio entre alunos e professores. Além disso, as orquestrar patrocinadas pela empresa participam ativamente do processo.
Para saber mais sobre as inciativas socioculturais da Vale e como fazer parte delas, basta acessar o site oficial do Instituto Cultural Vale.