Início Brasil Justiça impede projeto minerário na Serra do Curral

Justiça impede projeto minerário na Serra do Curral

Serra dp Curral. Nova Lima, Belo Horizonte. Foto: Ronaldo A. Avares.

A Serra do Curral é uma vasta área de preservação ambiental em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o Tribunal Regional Federal interrompeu as licenças da mineradora Tamisa para exploração mineral na região.

Localizada no Maciço da Serra do Espinhaço, a Serra do Curral é patrimônio Nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. O parque faz parte do Quadrilátero Ferrífero e possui enorme riqueza em depósitos de ferro e hematitas.

Em maio deste ano, a mineradora Tamisa conseguiu licenciamento para a instalação do Complexo Minerário Serra do Taquaril na região da Serra do Curral. O projeto previa o desmatamento de mais de 40 hectares de vegetação nativa, a qual forma um espaço de transição entre cerrado e mata atlântica.

Após grande mobilização social dos moradores da região e de ambientalistas do país inteiro, incluindo o IBAMA, as licenças que permitiam a instalação do complexo minerário foram suspensas pela justiça. A decisão aponta a preservação ambiental e a proteção das comunidades quilombolas do local como principais motivos para a suspensão.

A população local e os ambientalistas comemoraram a decisão como uma vitória. A Tamisa, por sua vez, afirma que se preocupa com as questões ambientais e firma seu compromisso com a área que ela pretende explorar.

Sair da versão mobile