A abundância e diversidade de minérios do Brasil são resultado direto das formações geológicas do país.
Essa característica única permite a produção de uma variedade de minérios, tornando o Brasil uma figura de destaque na indústria extrativa mundial.
Com essa vantajosa característica do subsolo do país coloca, sem dúvida, o Brasil fica na vanguarda desse tipo de atividade no cenário mundial.
Quais são os minérios do Brasil?
O país possui uma riqueza de vários tipos de minérios, com ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco e muitos outros sendo produzidos em quantidades significativas.
Onde ficam as maiores reservas de minérios do Brasil?
A presença de minérios do Brasil consolidou o país como um proeminente produtor global. Este setor de negócios constitui aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e é dominado principalmente por corporações estrangeiras e nacionais que possuem capital significativo para investir na infraestrutura necessária da indústria.
Veja abaixo as principais jazidas de minérios do Brasil:
1.Serra dos Carajás (PA)
Região localizada no estado do Pará que representa uma das principais aglomerações de minério de ferro do mundo e a maior reserva do Brasil, além de conter significativas jazidas de manganês, ouro, cobre e níquel.
2.Vale do Trombetas (PA)
Região que abriga a maior concentração de bauxita do Brasil e uma das principais do mundo, a região responde por 79% da produção desse minério, é destinado à exportação e ao abastecimento de indústrias de alumínio.
3.Maciço do Urucum (MS)
Área localizada no Mato Grosso do Sul que detém uma grande jazida de ferro e manganês que ainda não foi efetivamente explorada, a parcela produtiva tem como destino o mercado argentino.
4.Quadrilátero Ferrífero ou Central (MG)
Região que representa o maior produtor de ferro do país, além de extrair manganês e ouro a produção é destinada à exportação e abastecimento do mercado interno.