A embarcação utiliza como combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL) e chegou ao território brasileiro na última segunda-feira (01/05).
O navio MV Ubuntu Loyalt, da Anglo American, realizou sua primeira viagem e chegou ao terminal portuário da Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ) na última segunda-feira (01/05). Esta é a primeira vez que uma embarcação com tecnologia para combustível sustentável ou bicombustível atracou em território brasileiro.
De acordo com a mineradora, o uso do GNL como combustível pode reduzir em 35% as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), se comparado às embarcações movidas ao combustível marítimo convencional.
“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos” – aponta Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.
No Porto do Açu, o navio foi carregado com 175 mil toneladas de minério de ferro explorados no projeto Minas-Rio e terá a China como destino final. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) afirma que o porto é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) que movimenta minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade nos berços de atracação, o terminal tem capacidade para receber navios do tipo Panamax e Capesize para carregamentos de até 220 mil toneladas.
O Ubuntu Loyalt faz parte de uma frota de dez navios, dos quais seis já estão em operação pelo mundo. A operação no Porto do Açu foi conduzida Ferroport, a qual funciona como um consórcio entre a Anglo American e a Prumo Logística. Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport, disse que receber a embarcação é um momento memorável e reafirmou o compromisso da empresa com operações seguras e sustentáveis.