A produção de minério de ferro no Brasil registrou alta no volume de cargas e valor de mercado no mês de novembro de 2022.
Após alguns meses de queda do minério de ferro, no mês de novembro o Brasil registrou a maior alta do ano. As cargas físicas do minério tiveram aumento de 27% e o valor subiu cerca de 3% chegando a US 100,00 (cem dólares) por tonelada.
As variações na produção e no valor da principal matéria prima do aço estão diretamente relacionadas ao cenário político econômico da China. A alta registrada em novembro é resultado da flexibilização das políticas de Covid-Zero e incentivo ao setor imobiliário e de construção civil. As decisões e mudanças por parte da China embora pequenas, influenciam de forma significativa na produção do minério de ferro no Brasil devido ao grande volume de exportações para as indústrias chinesas.
As expectativas do mercado são otimistas. De acordo com especialistas, a recuperação da economia chinesa e a flexibilização do combate à Covid-19 podem fazer com que o valor do minério permaneça relativamente estável até o primeiro trimestre de 2023.