Início Brasil Presidente do Ibram defende fortalecimento da Agência Nacional de Mineração

Presidente do Ibram defende fortalecimento da Agência Nacional de Mineração

Os funcionários da ANM estão em greve por tempo indeterminado por questões salariais

Diretor-presidente do Ibram defende fortalecimento da Agência Nacional de Mineração

Durante a abertura da Exposibram 2023, o diretor-presidente da Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann, defendeu o fortalecimento da ANM – Agência Nacional de Mineração.

O assunto virou destaque depois que Karen Pires, especialista em recursos minerais da ANM, disse que a instituição vem passando por um “deslocamento institucional” devido à falta de recursos e estrutura desde a sua criação em 2017. Os funcionários da ANM estão em greve por tempo indeterminado por questões salariais.

Falta funcionários na Agência Nacional de Mineração para atender a demanda

Falando num painel intitulado “Certificação Ouro: Tecnologia e Mercado”, Pires disse que a agência conta com 150 inspetores em todo o país para atender 39 mil empresas e 86 mil processos em fase de investigação mineral.

Também esteve presente no debate José Luiz Ubaldino de Lima, Diretor de Geologia e Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), que disse que a implementação de sistemas complexos de rastreabilidade pode ser cara, desencorajando alguns estados membros.

Lima também destacou a falta de padronização na coleta, armazenamento, compartilhamento de dados entre os participantes da cadeia e argumentou que o desenvolvimento do sistema de certificação e rastreabilidade não deveria ser feito pela ANM e que a tecnologia empregada deveria ser divulgada.

Sair da versão mobile