A estrada de ferro será reconstruída após 57 anos. A autorização foi feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última terça-feira (7).
A ferrovia Minas-Bahia terá início no município de Araçuaí-MG e término no município de Caravelas-BA, próximo ao Porto de Caravelas. De acordo com o Governo Federal, a decisão de exploração da ferrovia foi deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional. A empresa responsável pelo projeto, Multimodal Caravelas (MTC), terá um prazo de 30 dias para assinar o contrato de adesão com o Ministério de Infraestrutura Brasileira de Transportes, o qual prevê a construção e exploração da ferrovia por 98 anos.
A construção da ferrovia levará cerca de dois anos e os investimentos a serem aplicados estão estimados em R$12 bilhões. As principais cidades que podem ser impactadas e beneficiadas pela rodovia na Bahia são Teixeira de Freitas, Caravelas e Mucuri. Em Minas Gerais, as principais cidades são Araçuaí, Novo Cruzeiro, Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Aimorés e Posto da Mata. Segundo o diretor da MTC, Fernando Cabral, os projetos de engenharia e licenciamento ambiental serão desenvolvidos após a assinatura do contrato de adesão.
A antiga estrada de ferro que ligava os estados de Minas Gerais e Bahia foi desativada no ano de 1966, devido à queda no lucro obtido pelo transporte de madeira e café. As maiores motivações para a reconstrução da ferrovia são a saturação do modal rodoviário e a possibilidade de diminuição nos custos no transporte de produtos.