Unidade da ArcelorMittal completa 8 anos com 21,4 milhões de toneladas de placas de aço produzidas

Publicado em

 

A unidade Pecém da ArcelorMittal celebra neste mês de junho oito anos do início de suas operações, no Ceará. Em 10 de junho de 2016, o acendimento do Alto-Forno (blow-in) de 100 metros de altura dava início a produção das primeiras placas de aço.

De acordo com a empresa, até abril de 2024 já foram produzidas 21,4 milhões de toneladas de placas de aço em São Gonçalo do Amarante, município onde está instalada a usina. O produto já foi exportado para mais de 20 países.

A produtora de aço dispõe, atualmente, de um portfólio com 550 tipos de aço ao carbono e 222 tipos de aço de alto valor agregado (HAV), atendendo à indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A placa de aço do Ceará também já conquistou certificações de Qualidade (ISO 9001), de Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).

O CEO ArcelorMittal na unidade Pecém, Erick Torres, diz que a trajetória de crescimento permanece em ascensão, contribuindo com o desenvolvimento da região onde a produtora de aço está instalada, com a cadeia produtiva impulsionada pela empresa e com a geração de oportunidades de emprego e renda para a população.

“Tivemos resultados fantásticos e estamos trabalhando para ter cada vez mais produtividade. Tudo isso é fruto de um forte compromisso de todos que atuam na empresa. No Ceará, temos 2,5 mil empregados diretos que contribuem com suas especializações diversas. E, no cotidiano, cada um atua com foco em valores comuns: saúde e segurança, sustentabilidade, qualidade e liderança. Essas são as diretrizes que norteiam todas as nossas ações e nos impulsionam a buscarmos cada vez mais o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e o cuidado com as pessoas”, comemora Torres.

Unidade da ArcelorMittal bateu recordes em 2023

Em contraponto à crise enfrentada pela siderurgia por conta da concorrência desleal com o aço chinês, no último ano, a unidade Pecém da ArcelorMittal Pecém alcançou recordes. A produtora de aço atingiu sua capacidade máxima em 2023, com produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço, conquistando um desempenho inédito desde o início da sua operação em 2016, segundo a empresa.

Ainda de acordo com a ArcelorMittal, as exportações também superaram os resultados de anos anteriores. O volume de exportações do primeiro quadrimestre de 2024 foi de 686.610 t, 31% superior em volume exportado pela ArcelorMittal unidade Pecém no mesmo período em 2023 (523.661).

Outro fato comemorado pela empresa é a conquista da da redução de 4% do nível de emissão de CO2 em 2023, em comparação com o ano anterior. O resultado foi obtido a partir da otimização da eficiência do processo de produção do aço, em conformidade com o compromisso da ArcelorMittal de, até 2030, reduzir em 25% as emissões de carbono. A empresa espera conquistar a neutralidade do aço em 2050.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios