Início Turismo Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil

Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil

O recorde aconteceu em abril, quando o estado registrou crescimento 720% acima do desempenho brasileiro

Imagem: Pixabay - Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o estado que teve mais crescimento do turismo no Brasil.

Com impressionantes 31 milhões de visitantes em 2023, o estado conquistou o primeiro lugar com o maior aumento na atividade turística no ano passado.

Ações do governo e feriados nacionais impulsionaram o turismo de MG

A política de descentralização implementada pelo Governo de Minas Gerais, em colaboração com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e o programa Mais Turistas, é um fator chave para o fortalecimento do turismo e a geração de emprego e renda em todo o estado.

Em 2023, as atividades turísticas no estado geraram receitas aproximadas de R$ 34 bilhões. Segundo o Cadastro Geral de Novos Empregos e Desempregados, Minas criou cerca de 50 mil empregos na economia criativa, número equivalente a 26% do total de 187.866 empregos criados até novembro (gaiola), colocando esse segmento como o principal gerador de empregos no Estado.

Muitos desses novos empregos estão no interior e o número de atrações turísticas aumentou, em grande parte devido aos incentivos do governo do estado de Minas Gerais.

Além de ficar em primeiro lugar no crescimento da atividade turística, Minas cresceu muito acima da média nacional durante todo o ano. O recorde aconteceu em abril, quando o estado registrou crescimento 720% acima do desempenho brasileiro.

O resultado coincidiu com as campanhas de promoção turística Minas Santa e Semana da Inconfidência, ambas lançadas em 2023.

O aumento do crescimento do turismo no estado impactou diretamente no tráfego do aeroporto de Minas Gerais. A abertura de 17 novas rotas em todo o estado representa um aumento de 20% na conectividade aérea em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).

Sair da versão mobile