A estátua do Juquinha, um dos símbolos da Serra do Cipó, será restaurada por meio de um acordo firmado entre a Anglo American – mineradora proprietária do terreno onde ela está localizada – e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A estátua que homenageia um eremita que viveu na região fica em Santana do Riacho, na localidade conhecida como Alto Palácio, na altura do KM 117 da MG-10. A rodovia liga Belo Horizonte a Conceição do Mato Dentro, município sede da operação do empreendimento Minas-Rio, da Anglo American.
Há anos o monumento vem sofrendo com a degradação do tempo e a falta de manutenção. Ela também é alvo frequente de vandalismo e de turistas predatórios. Além da restauração da estátua, serão realizadas melhorias na sinalização e na segurança do local.
Conforme informações do MPMG, o custo total das obras pode atingir R$ 400 mil, embora não haja um teto de gastos previstos. Entre outras melhorias previstas estão a instalação de câmeras de monitoramento remoto que vão operar 24h por dia e a implantação de ações de educação sócioambiental.
“Nossa estratégia foi procurar a quem caberia a responsabilidade pela preservação e restauro da obra. Como o terreno é da mineradora Anglo American, essa responsabilidade recai sobre eles”, disse à Rádio Itatiaia o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
“Existe uma jurisprudência do TJMG que diz que a restauração de bens culturais é do dono do terreno. Se alguém é proprietário de um terreno que tem um bem, ele é responsável pela sua preservação, ainda que os danos de depredações e vandalismo não tenham sido causadas pelo proprietário”, complementou o promotor de justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, Lucas Pardini Gonçalves.
A origem da estátua
Para homenagear Juquinha, bastante querido na região, prefeitos de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar, em 1987, três anos após a morte do ermitão, encomendaram a estátua. A construção é feita de concreto e tem três metros de altura. A obra foi feita pela artista plástica Virgínia Ferreira.