Início Turismo Cordilheira do Espinhaço: programa impulsiona o turismo sustentável no Norte de Minas

Cordilheira do Espinhaço: programa impulsiona o turismo sustentável no Norte de Minas

Imagem: Evandro Rodney / Agência Minas - O objetivo é criar uma infraestrutura turística sólida, qualificar os profissionais da área e promover de forma sustentável os atrativos naturais na Cordilheira do Espinhaço

 

A beleza e a importância do Espinhaço ganham novo foco com o Programa de Desenvolvimento Turístico Sustentável. Com 1,5 bilhão de anos de história, a Cordilheira do Espinhaço, localizada em Minas Gerais, é a única cadeia montanhosa do Brasil, sendo uma das principais paisagens naturais e culturais do país.

Foi somente em maio de 2021 que os municípios de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina, juntamente com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) Lago de Irapé e Sertão Gerais, se uniram para criar o Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.

Essa iniciativa visa fortalecer o turismo e preservar o ecossistema único da região, que é reconhecida pela Unesco como uma Reserva da Biosfera.

Cordilheira do Espinhaço: um novo olhar sobre o turismo regional

O programa, apoiado pelo Governo de Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), foi lançado oficialmente em março de 2023.

O objetivo é criar uma infraestrutura turística sólida, qualificar os profissionais da área e promover de forma sustentável os atrativos naturais da região.

Com mais de 1.200 quilômetros de extensão, o programa abrange 172 municípios e 21 IGRs, além de beneficiar mais de cem unidades de conservação estaduais e nacionais.

As ações já estão trazendo resultados visíveis, não só em termos de infraestrutura, mas também na capacitação de profissionais e no aumento do fluxo de turistas, destacando o Espinhaço como um destino de ecoturismo e turismo de aventura de grande relevância nacional.

Essa união entre gestão pública e iniciativa privada representa um passo importante na preservação e no desenvolvimento de um turismo que respeita a natureza e promove a sustentabilidade econômica e social da região.

Sair da versão mobile