Cordilheira do Espinhaço: programa impulsiona o turismo sustentável no Norte de Minas

Publicado em

 

A beleza e a importância do Espinhaço ganham novo foco com o Programa de Desenvolvimento Turístico Sustentável. Com 1,5 bilhão de anos de história, a Cordilheira do Espinhaço, localizada em Minas Gerais, é a única cadeia montanhosa do Brasil, sendo uma das principais paisagens naturais e culturais do país.

Foi somente em maio de 2021 que os municípios de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina, juntamente com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) Lago de Irapé e Sertão Gerais, se uniram para criar o Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.

Essa iniciativa visa fortalecer o turismo e preservar o ecossistema único da região, que é reconhecida pela Unesco como uma Reserva da Biosfera.

Cordilheira do Espinhaço: um novo olhar sobre o turismo regional

O programa, apoiado pelo Governo de Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), foi lançado oficialmente em março de 2023.

O objetivo é criar uma infraestrutura turística sólida, qualificar os profissionais da área e promover de forma sustentável os atrativos naturais da região.

Com mais de 1.200 quilômetros de extensão, o programa abrange 172 municípios e 21 IGRs, além de beneficiar mais de cem unidades de conservação estaduais e nacionais.

As ações já estão trazendo resultados visíveis, não só em termos de infraestrutura, mas também na capacitação de profissionais e no aumento do fluxo de turistas, destacando o Espinhaço como um destino de ecoturismo e turismo de aventura de grande relevância nacional.

Essa união entre gestão pública e iniciativa privada representa um passo importante na preservação e no desenvolvimento de um turismo que respeita a natureza e promove a sustentabilidade econômica e social da região.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios