A Usiminas anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento de seu Plano de Descarbonização, como parte de sua agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). O objetivo principal desse plano é reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa em suas operações.
A descarbonização prevê-se uma redução de 15% na intensidade das emissões por tonelada de aço bruto produzido até 2030, com base nos números de 2019.
Saiba mais sobre o processo de descarbonização ds Usiminas
O plano da Usiminas está estruturado em quatro grandes áreas de atuação. O primeiro eixo, que já está em andamento, concentra-se na eficiência energética. Destaca-se a reforma do Alto-Forno 3, o maior da empresa, concluída no final de 2023.
Essa renovação já está trazendo benefícios em termos de consumo de combustíveis e produtividade, resultando em uma redução nas emissões de CO2.
Dentro do eixo de eficiência energética, a empresa continuará a promover o uso mais eficiente dos gases do processo siderúrgico como combustível, além de melhorar a gestão do consumo de energia em todas as suas operações, reduzindo perdas e otimizando processos.
Os outros eixos do plano visam otimizar o mix de matérias-primas nos processos, aumentando a utilização de sucata metálica na fabricação do aço, bem como a aplicação de biomassa em substituição parcial ao carvão e coque siderúrgico, além de promover uma maior utilização de energia renovável.