Início Meio Ambiente Vale do Aço sedia 1ª Oficina Integrada de Capacitação e Educação Ambiental dos...

Vale do Aço sedia 1ª Oficina Integrada de Capacitação e Educação Ambiental dos Comitês da Bacia do Rio Doce

Foto: Divulgação/ Leonardo Merçoni/ IOR - Até esta quinta-feira, mais de 40 gestores de CBHs e membros de câmaras técnicas e grupos especializados participarão de oficinas estratégicas sobre educação ambiental em Coronel Fabriciano

 

Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce realizam nestas quarta-feira (9)  e  quinta-feira (10), em Coronler Fabriciano, no Vale do Aço, a 1ª Oficina Integrada de Capacitação e Educação Ambiental. Com o objetivo de fortalecer as iniciativas voltadas para a Educação Ambiental, o evento é realizado no auditório da Unileste. A Oficina é voltada aos membros das câmaras técnicas e grupos de trabalho especializados, além da diretoria dos CBHs. A expectativa é reunir mais de 40 participantes.

De acordo com os organizadores, no evento estão sendo apresentadas ações já desenvolvidas na bacia do Rio Doce. A partir das informações serão definidas estratégias para construir diretrizes de fortalecimento e integração das iniciativas já existentes.  A programação envolve discussões e apresentações dos grupos de trabalho, ações e desafios do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH Doce).

O presidente do CBH Doce, José Carlos Loss Júnior, destaca que, além de despertar e fortalecer o pensamento crítico a partir de questões urgentes, a oficina visa estimular a mobilização dos comitês. “A expectativa para a chegada da oficina é a melhor possível. A partir das discussões dos grupos de trabalho, iremos aplicar as ações previstas no PIRH e a melhor forma de alcançar as comunidades”, avalia.

“O grande desafio da Educação Ambiental é utilizar os canais corretos de comunicação nas comunidades. A discussão juntamente com os órgãos gestores, comitês afluentes e entidade delegatária é crucial nesse processo de integração na gestão dos recursos hídricos”, complementa o gestor.

Devastação

Em 2015, a Bacia do Rio Doce foi atingida por milhares de toneladas de rejeitos de mineração da Samarco, em decorrência do rompimento da barragem de Fundão. Na ocasião 19 pessoas morreram no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e o impacto ambiental até hoje é mensurado pelos órgãos e entidades envolvidas na recuperação da bacia. Para se ter ideia dos impactos, a lama chegou a afetar a reprodução de baleias jubarte em no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no Sul da Bahia.

Apoiadores da Oficina  

A 1ª Oficina Integrada de Capacitação e Educação Ambiental dos Comitês da Bacia do Rio Doce conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste) e da Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (Agedoce).

Confira a Programação Completa 

Dia 09/10 – Quarta-Feira

08h00 – 08h30  Recepção.

08h30 – 9h00 Abertura Oficial – Apresentação do Presidente do CBH Doce e CBHs afluentes mineiros e demais participantes.

 

09h00 – 10h30 – O PIRH Doce  suas ações prioritárias e os desafios para capacitação e educação ambiental.

10h30 – 10h40 Intervalo

10h40 – 11h10  Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentação do Jogo Akauana.

11h10 – 12h30 – Primeira etapa – Grupos de trabalho.

12h30 – 14h00 – Almoço.

14h00 – 16h00 – Continuação da primeira etapa – grupos de trabalho.

15h00 – 16h00 – Segunda etapa – Grupos de trabalho.

16h00 – 16h15  – Coffee Break.

16h15 – 18h00 – Terceira etapa – Grupos de trabalho.

Dia 10/10 – Quinta Feira

08h00 – 08h30 Recepção.

08h30 – 10h30 Quarta etapa – Grupos de trabalho.

10h30 – 10h40 Intervalo.

10h40 – 11h40 Apresentação de propostas.

12h00 – 12h30 Encaminhamentos finais e Encerramento.

 

Sair da versão mobile