Início Baixo Carbono Ibram e Anglo American debatem papel da mineração na transição energética

Ibram e Anglo American debatem papel da mineração na transição energética

Foto: Divulgação/ Amig - Diretor de sustentabilidade do instituto e gerente de Meio Ambiente da mineradora falam do tema no Conversas que Inspiram, podcast quinzenal da Anglo American

 

O diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) participou do podcast “Conversas que Inspiram”. Ele debateu com o gerente de Meio Ambiente da Anglo American , Tiago Alves, o papel da mineração na transição energética.

O podcast é uma iniciativa da mineradora e vem sendo desenvolvido quinzenalmente desde o ano passado, quando ela completou 50 anos de atuação no Brasil. Ao todo, são 23 episódios disponíveis no podcast do “Conversas que Inspiram”. O atual aborda a necessidade de reduzir os impactos das mudanças climáticas no planeta.

“A mineração se relaciona com a questão da transição energética de diversas formas. A primeira delas é no próprio trabalho de produção. Estamos vendo a evolução das fontes de energia em diesel, nos equipamentos de mina, para biodiesel ou mesmo energia elétrica. No Brasil, temos uma matriz energética predominantemente limpa. A segunda delas é que, com a questão da transição energética, temos visto uma projeção de bens minerais para o futuro, como, por exemplo, a necessidade de baterias e equipamentos para armazenar grande quantidade de energia, e isso faz com que ocorra pesquisas com nióbio, lítio, entre outros minerais estratégicos. Trata-se de uma janela de oportunidades”, explica o diretor do Ibram.

“O mundo precisa evitar o aumento do aquecimento global e uma das ações necessárias para isso é a mudança da matriz energética. A indústria mineral precisa cada vez mais da sustentabilidade, de agir com consciência e com forte compromisso e boas práticas, para que a sociedade permita que a gente produza os minerais necessários para essa transição”, completa Alves.

Anglo American e a descarbonização

Entre as ações incorporadas nas operações da Anglo American para reduzir a emissões de gases de efeito estufa, o gerente de Meio Ambiente da mineradora destaca a meta de alcançar a neutralidade até 2040. “Isso significa transformar a nossa base produtiva; sermos referência na indústria mineral conduzindo novos patamares; e a gente quer, daqui até lá, buscar novas formas de se fazer a mineração que agregue perspectivas que estejam conectadas à transição energética”, diz Tiago Alves.

Para acessar o conteúdo completo, basta pesquisar por “Conversas que Inspiram” no seu agregador de áudio preferido ou diretamente por meio do link. As informações são do Ibram.

Sem Titulo 5 5

Sair da versão mobile