A Hydro, de olho na inovação sustentável no setor de mineração e preservação ambiental aplicou uma técnica pioneira de engenharia natural para estabilizar terrenos e restaurar a natureza local.
A técnica, que substitui o uso de materiais artificiais como concreto, utiliza soluções naturais como sementes, plantas nativas e madeiras para estabilizar um talude de 9 metros de profundidade e 500 m² de área.
Essa abordagem inovadora é uma das maiores iniciativas de bioengenharia de solo já realizadas na região, promovendo a recuperação da área de forma sustentável e com o mínimo impacto ambiental.
Conheça o projeto da Hydro
O projeto, conduzido pela equipe de Meio Ambiente da Mineração Paragominas, consistiu na criação de um “muro vivo” utilizando toras de madeira e o plantio de espécies nativas. À medida que as madeiras se decompõem, as raízes das plantas se fixam no solo, estabilizando o talude e permitindo que a própria natureza se encarregue da recuperação da área.
Com um investimento de R$ 6 milhões e mais de 2 mil horas de trabalho, o projeto da Hydro foi realizado durante o período de chuvas intensas, mostrando a eficácia da técnica. O sucesso da obra gerou reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior, com apresentações em importantes eventos do setor, como o 3º Congresso Internacional de Engenharia Ambiental em Porto Alegre e a 42ª Conferência Internacional da ICSOBA, na França.