Início Baixo Carbono Uso do etanol na frota de veículos faz com que Cemig deixe...

Uso do etanol na frota de veículos faz com que Cemig deixe de lançar 112 toneladas de CO2 na atmosfera

Foto: Divulgação - Mais de 460 carros que circulam em 774 cidade de Minas Gerais usam o combustível; Desde a adoção do etanol, quase 50 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela companhia

 

Desde meados de maio, a frota leve da Cemig passou a ser abastecida apenas com etanol, biocombustível produzido de vegetais e que é considerado carbono neutro (todo carbono liberado durante a queima no veículo é capturado durante o crescimento da planta). Com a adoção da iniciativa, mais de 112 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera apenas no primeiro mês, contribuindo, dessa forma, para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com a companhia, a nova diretriz adotada engloba o abastecimento exclusivo com etanol em mais de 460 carros próprios que circulam em Belo Horizonte e nas outras 773 cidades da área de concessão da Cemig em Minas Gerais. Desde a implantação da medida, cerca de 49 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela companhia, sendo substituídos pelo etanol, um biocombustível obtido da cana-de-açúcar que possui diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis.

“Pensamos de forma integrada. Essa iniciativa reforça e reafirma o empenho da empresa não só em desenvolver e oferecer soluções sustentáveis ao mercado de energia, mas em praticar ações ambientalmente positivas em todas as suas áreas de atuação”, destaca a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

A Cemig ainda calcula que a não emissão das 112 toneladas de CO2 na atmosfera, com a adoção da iniciativa pela companhia em um mês, equivale ao plantio de 784 árvores.

Não é só o etanol

A companhia informa que vem buscando assumir compromissos climáticos cada vez mais ambiciosos. A Cemig diz se empenhar, em todas as áreas de atuação, para monitorar os indicadores pertinentes, de maneira a priorizar iniciativas alinhadas a um futuro de baixo carbono. Assim, a empresa busca identificar as principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa para elaboração de estratégicas e implantação de iniciativas que dialoguem com as práticas sustentáveis.

Desde 2022, a empresa é signatária do Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e segue adotando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de carbono até 2040.

Reconhecida internacionalmente como referência em sustentabilidade no segmento energético brasileiro, a Cemig tem o parque gerador formado por fontes de energia limpa e 100% renováveis. Além disso, a empresa divulga ser a única do setor elétrico das Américas a ser listada, juntamente com outras sete empresas do setor, todas europeias, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A companhia está há 24 anos consecutivos na seleta lista, permanecendo desde a criação do índice, em 1999.

Ela também se posiciona no ranking global anual Carbon Clean200, que lista as 200 empresas de capital aberto que lideram iniciativas de soluções de transição para um futuro de energia limpa. A companhia participa, também, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sair da versão mobile