Home Sustentabilidade Energia limpa: Minas expande participação com 81 novas usinas fotovoltaicas

Energia limpa: Minas expande participação com 81 novas usinas fotovoltaicas

Energia limpa: Minas expande participação com 81 novas usinas fotovoltaicas
Foto: Divulgação - Intelbras

 

Por meio de novas tecnologias, Minas Gerais conta com um modelo de desenvolvimento cada vez mais baseado em energia limpa. O estado se destaca sendo o único do Brasil que já completou todo o processo da campanha global Race to Zero, cujo objetivo é diminuir a emissão de carbono até o ano de 2050.

Expansão em Minas Gerais

No primeiro mês de 2025, Minas Gerais chamou atenção por implementar sete novas usinas e alcançar 336,83 MW de capacidade instalada. O cenário gera expectativas.

O consultor de Mercado de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sérgio Pataca, enfatiza: “Hoje, 100% das usinas em construção em Minas Gerais são fotovoltaicas e um sexto da expansão total nacional está prevista para acontecer aqui”.

Dados da Agência Nacional de Energia (Aneel) mostram que, em 2024, Minas Gerais foi o estado que mais favoreceu a expansão da matriz de geração nacional. O estado obteve 81 novas usinas instaladas e ampliação na oferta de 3.173,85 megawatts.

Ainda de acordo com a Aneel, o Brasil obteve um total de 10.853,35 MW de ampliação na capacidade instalada e contou com 301 novas usinas em 16 estados brasileiros no decorrer do ano passado.

Minas obteve 7,19 GW de geração centralizada de energia solar em 2024

Em 2024, Minas Gerais foi o responsável por 30% da capacidade de gigawatts no Brasil, o estado representou mais de 3 gigawatts do resultado alcançado. Ainda no mesmo ano, o estado se manteve na liderança do país, superando 11 GW da potência fiscalizada e alcançando 7,19 GW de geração centralizada de energia solar.

Figurando em segundo lugar no ranking de energia solar, o estado registrou um acréscimo de 0,7 GW em sua capacidade, com um total de 4,2 GW, resultado superado apenas pelo estado de São Paulo, com 5 GW de energia fotovoltaica instalada.

O fato de Minas Gerais ter alcançado tais números gera consequências positivas para os mineiros. As contas de energia geradas a partir da sol têm o valor reduzido, possibilitando melhora na renda das famílias, além de gerar empregos no setor e aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.