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Biocombustível é usado pela primeira vez em navio que leva 209 mil toneladas de minério para a Ásia

Foto: Divulgação - Teste com o biocombustível está sendo feito em um navio Newcastlemax, em parceria da Vale com a Oldendorff Carriers, empresa que atua há 102 anos no ramo de transporte de graneleiros

 

A mineradora Vale divulgou nesta semana ter iniciado sua primeira viagem com biocombustível em um navio mineraleiro. O teste está sendo feito em um navio Newcastlemax, em parceria com a Oldendorff Carriers, empresa que atua há 102 anos no ramo de transporte de granulados. A embarcação a serviço da mineradora partiu do Rio de Janeiro para a Ásia transportando uma carga completa de minério de ferro.

De acordo com a Vale, o Hinrich Oldendorff, construído em 2016 com capacidade para 209 mil toneladas, foi carregado com o biocombustível em Cingapura em 16 de outubro, na viagem de lastro para o Brasil. Nesta quarta-feira (29), o navio carregou o minério de ferro da Vale no Terminal da Ilha de Guaiba (TIG), em Mangaratiba (RJ), e consumirá o biocombustível no trecho carregado do Brasil para a Ásia.

Ainda segundo a Vale, o  biocombustível B24 a bordo é composto por óleo combustível e por biodiesel produzido a partir de resíduo de óleo vegetal de cozinha (286 toneladas), que representa cerca de 24% da mistura. O produto fornecido está em conformidade com a Diretiva para Energias Renováveis da União Europeia (EU RED) e é certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC). A economia esperada de carbono equivalente (CO₂eq) no ciclo de vida do combustível (well to wake) é de cerca de 18%, ou cerca de 785 toneladas de CO₂ equivalente, contribuindo para a redução de emissões de Escopo 3 da Vale.

Uso de biocombustível para navegação

O uso de biocombustível na viagem de transporte de carga faz parte do programa Ecoshipping. A inciativa de P&D é desenvolvida pela área de navegação da Vale para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo, em linha com as ambições estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). O programa testa e desenvolve soluções para o uso de combustíveis alternativos para o transporte marítimo, além de liderar novas tecnologias de eficiência energética.

O Gerente Geral de Afretamento, Contratos de Longo Prazo e Operações da Vale, Michelle Gonzalez, comemora o feito: “Estamos felizes em ter grandes parceiros de transporte marítimo comprometidos em apoiar nossas iniciativas e fazer isso acontecer, pois colaborações e parcerias genuínas serão a chave do sucesso”.

A Oldendorff Carriers já realizou testes de biocombustível em embarcações menores e para viagens mais curtas, mas esta será a primeira viagem completa da Oldendorff consumindo biocombustível em um Newcastlemax. “Estamos muito satisfeitos pelo fato de a Vale ter escolhido a Oldendorff Carriers para sua primeira viagem com biocombustível. Estamos ansiosos para explorar outras oportunidades junto com a Vale para promover o progresso dos setores de transporte marítimo e de mineração na obtenção de metas de sustentabilidade”, diz o CEO da Oldendorff Carriers, Patrick Hutchins.

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