Início Sustentabilidade AngloGold Ashanti anuncia redução de 33% na emissão de gases de efeito...

AngloGold Ashanti anuncia redução de 33% na emissão de gases de efeito estufa

Foto: Divulgação - Empresa atribui Índice ao uso de fontes energéticas renováveis e livres de lançamentos de poluentes, além da adoção de projetos e sistemas inovadores

 

A AngloGold Ashanti fez um importante anúncio relativo à sua busca por eficiência energética: em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO2), na comparação com o ano anterior. Para atingir o resultado, a mineradora manteve 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fonte renovável certificada, sem emissões de carbono associadas.

De acordo com a AngloGold Ashanti, a empresa trabalha com foco na meta Net Zero, ou seja, para zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. A empresa acumula resultados positivos que a eleva a outro patamar de sustentabilidade no setor minerário.

Além do investimento em fontes não poluentes, a AngloGold Ashanti prioriza a automação dos equipamentos de infraestrutura de mina (bombeamento e ventilação) e da planta de geração a diesel.  A mineradora informou também ter implantado sistemas de recirculação de água no subsolo, além de otimizar as plantas de refrigeração, substituir compressores de ar por modelo mais eficiente e aprimorado o sistema de monitoramento e gestão de energia.

Ainda de acordo com a mineradora, as ações fazem parte da estratégia global da empresa para cumprir as metas propostas no Acordo de Paris, da qual é signatária.

AngloGold Ashanti antecipou meta de 2030 

Trabalhando também com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa afirma buscar diminuir os impactos gerados pelas mudanças climáticas. Com a redução de emissões de CO2 para 33%, a mineradora antecipou a meta estipulada para 2030, que era reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa.

“É necessário mudar a matriz energética para fontes cada vez mais renováveis e também reduzir o consumo de energia. Essas ações são complementares e super importantes tanto do ponto de vista ambiental, da mudança do clima, como também para a sustentabilidade do negócio”, afirma Especialista em engenharia elétrica da AngloGold Ashanti, Matheus Carvalho.

Sem Titulo 2 1
Mineradora estima ter investido R$ 18 milhões em ações de gestão ambiental

“As empresas precisam reduzir sua necessidade energética para ficarem mais eficientes no futuro. Caso contrário, vão começar a ser oneradas pela grande necessidade de energia, bem como por taxações relacionadas a altas emissões, como já ocorre na África do Sul. Além disso, produtos que tenham alguma emissão associada também passarão a ser taxados nos próximos anos nos países da União Europeia e, com isso, terão uma menor vantagem competitiva no mercado”, conclui o especialista.

Em 2022, a AngloGold Ashanti estima ter investido aproximadamente R$ 18 milhões em ações relacionadas à gestão ambiental e mantém preservados 11 mil hectares de área verde e mais de 500 espécies da fauna e flora.

Sair da versão mobile