Início Sustentabilidade Anglo American investe em projeto de recuperação de nascentes

Anglo American investe em projeto de recuperação de nascentes

Crédito: Trip Advisor

De acordo com a mineradora, 23 nascentes degradas já estão sendo recuperadas por meio de uma parceria com o Instituto Espinhaço. Leia a matéria a seguir e saiba mais.

A água é um patrimônio natural de enorme valor para a o município de Conceição do Mato Dentro, no qual a Anglo American opera. Os danos ambientais causados ao meio ambiente na região estão sendo minimizados pelas ações ambientais da mineradora. Em parceria com o Instituto Espinhaço, a empresa está investindo R$ 2 milhões em um projeto de recuperação de 23 nascentes degradadas das bacias do rio Santo Antônio, que nasce em Conceição do Mato Dentro. De acordo com a Anglo American, estão sendo realizadas as manutenções finais para a entrega da primeira fase do projeto, a qual acontecerá no mês de abril.

A Anglo American também atua no reflorestamento das áreas próximas aos rios e possui mais de 15 mil hectares de áreas protegidas na região, consideradas Áreas de Preservação Ambiental (APAs). A conservação desses espaços é fundamental para a preservação da biodiversidade.

Além das medidas de conservação e recuperação dos recursos, a empresa está desenvolvendo um projeto de reutilização da água utilizada em sua operação. De acordo com o gerente de Meio Ambiente da empresa, Tiago Alves, a empresa tem investido em iniciativas para aumentar a eficiência operacional da gestão hídrica

“A Anglo American é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Em sua operação do Minas-Rio, a companhia tem implementado diversas medidas para preservar os recursos hídricos da região.” – ressalta.

 

A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Claudiana Souza, afirma que a recuperação das nascentes do Rio Santo Antônio irá representar um legado para o futuro da biodiversidade local e, além disso, as populações ribeirinhas e a economia da região também serão beneficiadas.

 

Sair da versão mobile