Início Sustentabilidade Dia Mundial da Água: ArcelorMittal alcança índices acima de 98% no reúso...

Dia Mundial da Água: ArcelorMittal alcança índices acima de 98% no reúso de água 

Foto: Divulgação - Produção de aço consome grande quantidade de água e empresa desenvolve ações para promover o reaproveitamento do bem; ArcelorMittal opera maior planta de dessalinização de água do mar do país

 

Celebrando o Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, a ArcelorMittal, grande produtora de aço no Brasil, divulgou um dado relevante: 98,19% da água utilizada em seus processos industriais está em recirculação em algumas de suas unidades.

A empresa lembra que a produção de aço é considerada grande consumidora de água. Por isso, a companhia tem investido pra alcançar avanços importantes na redução de seu impacto sobre as bacias hidrográficas. Todas as unidades da empresa possuem Plano Diretor de Águas, visando garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações.

A empresa tem alcançado avanços significativos na redução do impacto sobre as bacias hidrográficas e implementado ações inovadoras para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos. A ArcelorMittal a unidade de Tubarão, no Espírito Santo, como um exemplo de eficiência e inovação.

Localizada no município de Serra, a unidade é a maior planta de aço da empresa e possui a menor dependência da captação de água doce do Brasil: 96% da água utilizada em seus processos vêm do mar.  A indústria também possui diversificada gama de fontes de suprimentos de água, além de captar o recurso do Rio Santa Maria, na Grande Vitória.

De acordo com a ArcelorMittal, a empresa opera a maior planta de dessalinização de água do mar do país, capaz de produzir até 500m³/h de água industrial e possui poços para captação de água subterrânea. A planta industrial firmou, ainda, contrato de 30 anos para a aquisição de um volume significativo de água proveniente da Estação de Produção de Água de Reúso Camburi (EPAR), em Vitória, em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O projeto prevê a transformação de 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso para fins industriais.

Recirculação de água

Na unidade Pecém da ArcelorMittal foi implantado um sistema de recirculação hídrica que permite reutilizar a água várias vezes, minimizando a necessidade de captação de água bruta e reduzindo a quantidade de efluentes descartados. Atualmente a unidade está com 98,19% de recirculação.

Conforme divulgado pela empresa, a unidade é uma das únicas produtoras de aço do Brasil a limpar os gases de aciaria a seco, ou seja, sem a utilização de água. O gás gerado na Aciaria é captado durante o processo, passa por um sistema de lavagem a seco, efetuando seu resfriamento e limpeza. Após o tratamento desse gás, ele será utilizado para geração de energia. O sistema de limpeza a seco do gás promove redução do consumo de água e elimina a geração de lama da Aciaria.

 “E a unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul (SC), recircula mais de 98% da água que consome, índice que deve ser mantido mesmo com a expansão da unidade que está na fase de conclusão. Para garantir oequilíbrio entre a indústria de alta performance e o meio ambiente, a ArcelorMittal acompanha o caminho da água desde a captação no rio Sai-mirinzinho, até chegar ao emissário, na Praia do Ervino, local que possui a certificação internacional Bandeira Azul”, resume a produtora de aço.

A empresa ainda lembra que essa certificação comprova que a praia atende uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, garantindo que a ArcelorMittal realiza uma gestão responsável dos seus efluentes.

Além disso, a unidade possui um Reservatório Artificial composto por 220 mil m³ de água proveniente de captação de água da chuva, ele abastece um bairro do município durante a temporada de verão e pode abastecer a unidade por até 170 dias em caso de emergências.

O Plano Diretor de Águas da ArcelorMittal

Idealizado como um instrumento de gestão, o Plano Diretor de Águas é parte Programa de Excelência Ambiental em todas as unidades da produtora de aço. No segmento de produção de Aços Longos, desde a sua implantação, o plano diretor já teve mais de 170 ações implementadas. Em seu primeiro ano de implantação e, considerando os resultados obtidos em apenas uma das sete unidades do grupo no Brasil foi observada a redução no consumo de água em 14,29%, representando uma economia anual de 320.634m³/ano.

Como alternativa é feito o reuso do efluente industrial e sanitário após o tratamento na unidade de Juiz de Fora, recirculando em média 50m3/h. A alteração realizada no sistema de alimentação da refrigeração dos compressores reduziu o consumo, em média, em 20m3/h. Em 2018, o Plano Diretor de Águas levou a ArcelorMittal a ser finalista na premiação do World Steel Association na categoria Excelência em Sustentabilidade.

Dois anos mais tarde, em 2020, a iniciativa ganhou o Prêmio Natureza Gerais, na categoria “Melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo Setor Produtivo”. A premiação é concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), do Estado de Minas Gerais, para valorizar e reconhecer ações e projetos que contribuam para a preservação e melhoria da qualidade ambiental.

Além disso, desde 2023, a ArcelorMittal, em parceria inédita com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), executa um projeto intitulado “Estudo de Previsibilidade de Bacias”. A parceria tem o objetivo de apresentar um diagnóstico detalhado das Bacias Hidrográficas onde suas operações estão inseridas.

A pesquisa abrange diversas unidades industriais em diferentes estados do país – Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Piracicaba (SP) – e visa analisar os cenários de adaptação necessários para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Sair da versão mobile