A Estrada Real caiu em desuso após o apogeu do ouro e dos diamantes em Minas Gerais. O tempo e a natureza alteraram e apagaram alguns pontos que foram redescobertos apenas no século XX.
A passagem pelas estradas reais só foi permitida oficialmente após a Independência, em 1822. Em meados do século XX, historiadores e pesquisadores realizaram um trabalho de resgate e revitalização da Estrada Real. Hoje, o percurso é considerado a maior Rota Turística do Brasil.
As rotas que formam o percurso da Estrada Real são: Caminho dos Diamantes, Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho do Sabarabuçu. A Estrada carrega uma riqueza histórica e cultural imensa para o Brasil e, principalmente, para Minas Gerais.
Realizar o trajeto é uma ótima programação turística para as férias, pois inclui aventura, conhecimento, lindas paisagens e um resgate histórico muito importante. O Instituto Estrada Real disponibiliza diversos roteiros personalizados para os turistas que queiram vivenciar a experiência. Além disso, é possível retirar o “Passaporte” e carimbar os pontos que forem visitados.
Para obter o passaporte virtual, basta baixar Aplicativo Estrada Real disponível no Google Play e Apple Store. No entanto, para obter o passaporte físico é preciso realizar um cadastro no site do Instituto Estrada Real.