Início Médio Piracicaba Saiba por que João Monlevade recebeu da ALMG o título de Capital...

Saiba por que João Monlevade recebeu da ALMG o título de Capital Estadual do Fio Máquina

Fotos: Divulgação - Município localizado no Médio Piracicaba confunde sua história com a da ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo; Empresa espera dobrar produção da usina de João Monlevade em 2024

 

Como reconhecimento pela sua importância histórica e econômica na produção industrial no estado, o município de João Monlevade, na microrregião do Médio Piracicaba, recebeu da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o título de “Capital Estadual do Fio Máquina”. A Lei 24.927/2024, publicada no Diário Oficial do Executivo no último dia 25 de julho, foi aprovada a partir da votação do PL 780/2023, de autoria do deputado Tito Torres.

A atividade siderúrgica no município contribuiu de forma significativa para a industrialização do país, já que o fio máquina é uma matéria-prima essencial para vários produtos de aço. Está presente em componentes da indústria automotiva, no interior de um pneu, em eletrodos ou em uma simples cerca de arame.

O município já havia obtido o título em nível municipal, por meio da aprovação da Lei 2.461/2022. O autor do projeto que conferiu à cidade o título no âmbito estadual espera que ele abra portas para novas oportunidades: “O intuito é que o reconhecimento em nível estadual contribua para a promoção de atração de investimentos para a região, atração de turistas, valorização do patrimônio cultural, fomento ao comércio local, aumento da autoestima da população promovendo o orgulho e a identificação do cidadão com o município e região e, por fim, incentive o crescimento e desenvolvimento econômico local”, justifica o deputado Tito Torres.

A ArcelorMittal em João Monlevade

O título concedido à cidade siderúrgica se confunde com a trajetória da ArcelorMittal, desde a fundação da usina localizada em João Monlevade, em 1935. A unidade do município é considerada pela empresa como referência no processo de desenvolvimento da indústria nacional de aço, com ações pioneiras como a produção do primeiro trilho na história da América Latina, em 1943.

A construção da primeira Sinterização da América do Sul, em 1948, e também da primeira Aciaria LD da América Latina, em 1957, também remontam ao trabalho da usina estabelecida em João Monlevade. A partir da década de 1970, a unidade especializou-se na produção de fio-máquina, de alta qualidade, para aplicações industriais, como lã de aço e steel cord.

Sem Titulo 4 1
Unidade de João Monlevade entrega 1,2 milhão de toneladas/ ano, mas deve dobrar produção neste ano

Importante força geradora de emprego, renda e tributos aos municípios onde atua, a ArcelorMittal é uma das principais produtoras de aço do mundo, com fabricação anual de cerca de 1,2 milhão de toneladas na planta de João Monlevade. Conforme descreve o PL que deu origem à Lei 24.927/2024, a unidade do município responde por 85% da produção para clientes no mercado interno e 15% segue para exportação.

A ArcelorMittal se comprometeu a aportar R$ 4,3 bilhões em sua operação brasileira ao longo de 2024, com investimentos na usina de Monlevade e na Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, na região Central do Estado. De acordo com companhia, a meta é dobrar a capacidade produtiva da planta de João Monlevade em 2024, passando do atual 1,2 milhão de toneladas/ano de aço bruto para 2,2 milhões de toneladas/ano.

 

Sair da versão mobile