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Vale do Lítio: Ouvidoria-Geral do Estado fecha 2024 com mais de 137 mil manifestações registradas

Foto: Youtube- Órgão atuou em 14 municípios das regiões Norte e Jequitinhonha, promovendo ações preventivas e de combate contra assédios por meio das Ouvidorias Móveis no Vale do Lítio

 

No ano que marcou o aniversário de 20 anos da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), o órgão foi até o Vale do Lítio para ouvir os cidadãos que residem na região. Ao todo, foram 14 municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri atendidos, com mais de 1,1 mil quilômetros de estradas percorridos e 100 horas de atendimento presencial ao cidadão, de acordo com o Governo de Minas.

Os municípios receberam suporte por meio do programa A Voz dos Mineiros, que tem como objetivo criar e fortalecer ouvidorias municipais, e também a possibilidade de registrar manifestações sobre os serviços e agentes públicos estaduais pelo projeto Ouvidoria Móvel, que percorreu as ruas, praças e comércios para ouvir e esclarecer as dúvidas da população local.

“Estamos fechando este ano com avanços e reforçando o compromisso de continuar a promover o controle social e a participação cidadã. Cumprimos com a missão de nos aproximar e de ouvir cada vez mais os mineiros, de todas as regiões do estado, dando voz para que eles participem da gestão pública estadual. Sempre com o foco no foco do cidadão”, afirma a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud.

Atuação no Vale do Lítio

A equipe da OGE/MG esteve nas cidades de Araçuaí (foto), Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Pedra Azul, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Rubelita, Salinas, Teófilo Otoni, Turmalina, Virgem da Lapa.

Somadas as ações realizadas no Vale do Lítio e outras que aconteceram em terminais metropolitanos de ônibus, estádios de futebol, prédios públicos, durante o Carnaval e em pontos estratégicos de Belo Horizonte e de cidades do interior, foram executadas 36 Ouvidorias Móveis em 2024. Um recorde de ações realizadas em apenas um ano.

Indicadores OGE/MG

Além do número expressivo de Ouvidorias Móveis, a Ouvidoria-Geral do Estado também registra outro recorde: encerra 2024 com o registro de mais de 137 mil manifestações. O número é cerca de 10% superior ao total apurado no ano passado, quando foram registradas 125 mil manifestações, e cerca de 80% superior ao total computado em 2019, primeiro ano da gestão do governador Romeu Zema, atestando a evolução dos indicadores.

Confira os principais números da OGE/MG no infográfico abaixo:

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Campanhas contra o assédio

Os servidores também foram o foco de ações realizadas pela OGE/MG em 2024. Em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi realizada campanha de prevenção ao assédio moral nas unidades prisionais e socioeducativas, com visitas técnicas às regionais de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia.

Em 2024, também foi criado o Canal da Mulher para atuar na prevenção e no acolhimento contra a violência de gênero nas Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas à Administração Pública Estadual.

Além do lançamento da campanha Fale Agora com a OGE, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com o objetivo de educar os servidores da Cidade Administrativa sobre a importância de prevenir e combater o assédio sexual.

Combate à corrupção

O ano de 2024 também foi marcado pelos lançamentos da Cartilha e do Curso de Prevenção e Combate à Corrupção. Ambas as iniciativas foram criadas para orientar cidadãos e servidores sobre o que é corrupção, como identificar e denunciar atos ilícitos e irregulares praticados contra o Estado.

Inteligência artificial

Acompanhando a evolução da tecnologia das assistentes virtuais e da comunicação na era digital, a Bel, assistente virtual da Ouvidoria-Geral do Estado, passou por uma reestilização em 2024, a partir do uso de ferramentas de inteligência artificial.

Ela era representada por uma boneca em 3D e, agora, está mais moderna, interativa e continua prestando atendimento aos mineiros 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O serviço pode ser utilizado por qualquer cidadão que tenha o aplicativo Whatsapp instalado em seu smartphone.

Acesse os canais da OGE/MG

– Bel, assistente virtual da OGE/MG – (31) 3915-2022 (Whatsapp)

– Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

– Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

– Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde

Fonte: Agência Minas

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