Início Política Presidente promete resolução da repactuação do acordo de Mariana ainda em 2024

Presidente promete resolução da repactuação do acordo de Mariana ainda em 2024

Foto: Agência Brasil - Lula cobrou mudança de postura da Vale e disse que recursos devem ser usados para recuperar o que foi destruído; Presidente cumpre agenda no Triângulo Mineiro

 

Cumprindo agenda no Triângulo Mineiro na tarde desta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a conclusão do acordo de Mariana para repactuação com as mineradoras Vale e BHP pelo rompimento da barragem de Fundão será resolvido no início do próximo mês de outubro. A declaração sobre o acordo de reparação da tragédia, ocorrida em novembro de 2015, foi dada à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia.

“Até o começo de outubro a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana. É uma coisa que se arrasta a 10 anos. Vários compromissos, tentativas de fazer acordos, decisões judiciais e a Vale não cumpre e agora vai ter que cumprir”, afirmou o presidente.

“Queremos utilizar o recurso para recuperar o que foi estragado, para cuidar do povo. Não posso falar dos termos do acordo ainda, só quando estiver definido e assinado”, complementou Lula.

O presidente ainda disse que aguarda uma nova postura por parte da direção da Vale quanto ao assunto e ao desenvolvimento da mineração no país. A mineradora trocará de comando no início do ano que vem, quando o atual vice-presidente financeiro da Vale, Gustavo Pimenta, assumirá o cargo de CEO da empresa no lugar de Eduardo Bartolomeo.

Presidente no Triângulo

Na tarde desta quinta-feira (5) o presidente participa da inauguração da obra de ampliação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. O evento deverá contar com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade. Saiba mais.

Sair da versão mobile