Início Política Morre Chico Ferramenta, ex-prefeito de Ipatinga e liderança histórica do PT no...

Morre Chico Ferramenta, ex-prefeito de Ipatinga e liderança histórica do PT no Vale do Aço

Foto: Reprodução/ Redes sociais - Político estava internado tratando de problemas respiratórios e renais no Hospital Márcio Cunha; Família emitiu nota de pesar

 

Morreu aos 64 anos nesta terça-feira, 4 de junho, o ex-prefeito de Ipatinga Francisco Carlos Delfino, o popular Chico Ferramenta, liderança histórica do Partido dos Trabalhadores (PT) no Vale do Aço. Ele estava internado no Hospital Márcio Cunha tratando de problemas respiratórios e renais, mas não resistiu. Ele lutava contra uma pneumonia desde abril. A unidade de saúde emitiu um comunicado confirmando que a morte foi registrada às 12h04.

Chico Ferramenta exerceu o mandato de prefeito de Ipatinga em três ocasiões, entre 1989 e 2004, sempre pelo PT. Ele também exerceu mandatos de deputado estadual em 1987 e de deputado federal em 1995, sendo líder da bancada do PT na Câmara. Ele também foi presidente do diretório do partido em Minas Gerais, em 1993.

Chico Ferramenta ainda tentou voltar à Prefeitura de Ipatinga em 2008, mas teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por conta de pendências nas contas de administrações passadas.

O Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), decretou luto oficial por três dias em razão do falecimento de Chico Ferramenta e lamentou a perda do político, a quem classificou como “grande liderança”. Em nota divulgada pela vereadora de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT), esposa de Chico, a família também lamentou a morte do político e deu informações sobre seu sepultamento.

Nota da família

“Com profunda tristeza e pesar, que comunicamos o falecimento do nosso Chico Ferramenta, ocorrido nesta terça-feira (4 de agosto), às 12h04, no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O velório será realizado no ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza. O sepultamento será no Cemitério Parque Nossa senhora, em Ipatinga, por enquanto sem definição quanto ao horário. Agradecemos a todos pelas orações e o eterno carinho para com o Chico. Chico foi, acima de tudo, um Companheiro e Amigo! Nossa eterna Gratidão! Cecília, Frederico, Lucas e Wladimir”

Sair da versão mobile