Início Política Instituições lamentam morte de José Celso de Assis, ex-presidente da Câmara de...

Instituições lamentam morte de José Celso de Assis, ex-presidente da Câmara de Itabira

Foto: Divulgação/ CMI - José Celso era reconhecido pelo povo itabirano no exercício da profissão de advogado e pela grande contribuição à comunidade na vida pública

 

Prefeitura e Câmara Municipal de Itabira fizeram manifestações de pesar pelo falecimento de José Celso de Assis, ocorrido nesta quarta-feira (20). Ex-presidente da Câmara de Itabira, José Celso era advogado de reconhecida trajetória profissional. Ele tinha 83 anos e foi vítima de um infarto. Seu corpo foi velado na Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade, sob muita comoção, e sepultado no Cemitério da Paz.

“Seu legado de serviço público, ética e compromisso com a justiça será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo (….)  Que sua memória e seu legado tragam conforto à família e a todos os amigos que o admiravam”, afirmou a Câmara Municipal de Itabira em nota.

O Legislativo manifestou pêsames em especial à filha, Dra. Rejane Maria de Assis Bretas, e ao neto e também vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva, o “Rodrigo Diguerê”. José Celso deixou a esposa Diná Valadares de Assis, seis filhos e dez netos.

O prefeito Marco Antônio Lage, por meio de suas redes sociais, lamentou a morte do ex-vereador: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do José Celso de Assis. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Zé Celso, como todos o chamavam, será sempre um personagem dos mais icônicos na história da política de Itabira, com participação ativa no Legislativo e na comunidade”.

A Prefeitura de Itabira decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-vereador e emitiu uma nota de pesar, que segue na íntegra:

WhatsApp Image 2024 11 20 at 10.15

Por meio das redes sociais, José  Celso também foi homenageado pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região, que o classificou como “exemplo de dedicação e serviço à comunidade”.

Trajetória de José Celso

O ex-vereador foi funcionário da Vale, onde se aposentou, em 1983, como mecânico industrial. Em 1989 formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM), em Divinópolis.

Foi eleito pela primeira vez como vereador em 1976, exercendo sete mandatos consecutivos no Legislativo itabirano e presidindo a Câmara em duas legislaturas. Outra contribuição importante foi a relatoria da Comissão da Lei Orgânica de Itabira.

Após deixar o Legislativo, José Celso ainda contribui com inúmeros projetos sociais, ao lado da esposa. No ano passado, recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Itabira pela vasta contribuição na vida pública.

Sair da versão mobile