Prevista para ocorrer entre 9 e 12 de setembro, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) é considerada um dos maiores hubs de mineração da América Latina. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento é uma grande vitrine para geração de negócios no segmento, por meio da feira, e de conhecimento, por meio do congresso.
Realizada anualmente, a Exposibram reunirá na edição de 2024 mais de 450 estandes na feira e mais de 2 mil congressistas participando de debates sobre os cenários e tendências da mineração no Brasil e no mundo. Os organizadores esperam que um público superior a 60 mil pessoas viste o Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte, durante os quatro dias de evento.
Entre os 13 mil m2 de área ocupada pela Exposibram 2024, haverá o espaço dedicado à tradicional rodada de negócios, na qual mais de 400 fornecedores estão inscritos. Na edição de 2023, realizada em Belém do Pará, a estimativa do Ibram foi de R$ 1,5 bilhão em expectativa de negócios gerados.
Participante da Exposibram 2024
Como tradicionalmente ocorre, no evento vão estar representadas mineradoras com atuação global e grandes empresas que fornecem produtos e serviços para a indústria da mineração. A feira e o congresso apresentarão as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados ao segmento, além de dados sobre investimentos e gestão.
O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, lembra que o congresso tratará de temas estratégicos para o setor, como transição energética e tributação: “Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”.
A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibram, Cinthia de Paiva Rodrigues, destaca que que serão debatidas formas de financiamento de projetos de transição energética, além da agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis à indústrisa da mineração. “Vamos falar de transparência dos royalties, da discussão de minerais nucleares, vamos falar de fertilizantes e da pequena mineração. Temos muitos temas interessantes”, diz.
Saiba mais sobre a Exposibram 2024 e a história do evento clicando aqui