A mineradora Vale anunciou na terça-feira (20), que a barragem Grupo, situada na mina Fábrica em Ouro Preto (MG), não está mais classificada em nível de emergência. A estrutura recebeu uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e, embora continue sob monitoramento intensivo, passou para o status de “nível de alerta” como medida preventiva.
Descaracterização já retirou mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeitos da barragem Grupo
O avanço das obras de descaracterização foi essencial para a mudança na classificação da barragem. De acordo com a Vale, mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeitos já foram retirados, o que representa aproximadamente 78% do volume total previsto. As intervenções incluem escavações no maciço da estrutura e remoção dos alteamentos feitos pelo método a montante — o mesmo tipo de construção envolvido em rompimentos anteriores no setor.
A mineradora informou ainda que a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre deste ano. A barragem Grupo é uma das 13 estruturas restantes da empresa com esse tipo de construção que ainda passam por descaracterização.
A Vale afirma que todas essas barragens estão sob vigilância contínua e que 18 estruturas já saíram da condição de emergência desde 2022, como parte do compromisso de reforçar a segurança operacional e ambiental.