Sem dar detalhes, a mineraqdora Vale comunicou ao mercado nesta semana a volta da operação da planta de processamento Salobo 3, em Marabá, no Pará. A operação havia sido paralisada em 16 de junho por causa de incêndio em uma das correias transportadoras da planta de processamento.
“Em continuidade aos comunicados divulgados em 17 e 19 de junho de 2024, a Vale informa que as operações da planta de processamento de Salobo 3, no Pará, foram restabelecidas. A Vale reitera que o guidance de produção de cobre para 2024 está mantido em 320-355 kt”, sintetizou a mineradora no comunicado.
Analistas da Genial Investimentos apontaram, nesta sexta-feira (19), que a usina da Vale (VALE3) de Salobo representa uma estimativa de 8% das vendas das operações de cobre que a mineradora tem no Brasil.
Incêndio na unidade da Vale
No episódio que culminou na paralisação dos trabalhos, o fogo foi controlado sem que houvesse feridos ou danos materiais significativos. No segundo trimestre, a produção teve uma redução de 4% em relação ao trimestre anterior e de 0,3% no comparativo anual. A Vale atribui essa queda, entre outros fatores, ao incêndio, conforme divulgado pelo Estadão.
*Errata: Informamos incialmente que a mineração em Salobo fica no município de Canaã dos Carajás. A localização correta é o município de Marabá. A informação foi corrigida.