A Defesa Civil Municipal e a Vale realizarão nesta quarta-feira (8), às 9h, o comissionamento de uma nova sirene de emergência que integra o sistema de alarme das barragens 5 MAC, 6, 7A e 7B, em Nova Lima. O novo equipamento fica no bairro Boa Vista e foi instalado preventivamente visando o aprimoramento da capacidade operacional do sistema de alerta para quem vive perto das barragens da Mina de Águas Claras.
De acordo com a mineradora, o comissionamento é o primeiro acionamento de uma nova sirene feito com o som real de emergência. O teste tem duração estimada de 7 minutos e o objetivo verificar o funcionamento do equipamento e o alcance do som.
A Vale informou, por meio de nota, que antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação por parte da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.
“A sirene poderá ser ouvida em Nova Lima Sede, nas proximidades dos bairros Boa Vista, Olaria, Centro e Rosário. Logo após a ativação do novo equipamento, às 10h, haverá o teste mensal de todas as sirenes do sistema de alerta em Nova Lima e a nova sirene já estará integrada ao grupo”, diz o comunicado.
O PAEBM e as barragens da Vale
A implantação da nova sirene nas imediações da mina de Águas Claras faz parte das ações determinadas pela legislação vigente. A medida integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). A mineradora esclarece que não houve alteração nas condições de segurança na região.
A mineradora ainda destaca que suas principais barragens são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs). Elas também receberem, segundo a empresa, inspeções regulares de equipes internas e externas. Informações no link.