São Gonçalo do Rio Abaixo assina termo com Ibram e Amig em busca de independência da mineração

Publicado em

 

Planejando-se para o fim da exploração mineral, mesmo que não haja data definida para isso, São Gonçalo do Rio Abaixo assinou nessa terça-feira (14), um termo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) para que as entidades colaborem no objetivo de buscar a sustentabilidade econômica. A pauta é recorrente em Cidades e Minerais.

O objetivo é aglutinar ações para promover parcerias com a inciativa privada para alcançar a conclamada diversificação econômica, ampliando as possibilidades de investimentos nos municípios para reduzir a dependência da mineração. Os primeiros municípios a pactuarem com as instituições foram Itatiaiuçu (MG) e Nova Lima (MG).

De acordo com o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a adesão ao convênio é mais uma frente de atuação do município para ampliar as possibilidades de investimentos na cidade. “Estamos criando e requalificando as políticas públicas de desenvolvimento econômico, ora em execução, para oferecermos um ambiente ainda mais atrativo para novos negócios e, assim, reduzir a dependência da mineração. Essa forma organizada de pensar a mineração vai comprovando que estamos no caminho certo da nossa independência econômica”, disse.

São Gonçalo do Rio Abaixo deve lançar programa de diversificação em 2024

A prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo revelou que está atuando em parceria com o Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÀ) desde julho deste ano, quando a gestão municipal aderiu ao protocolo. Atualmente, a fase é de diagnósticos, momento que prevê, entre outras ações, a criação de novos critérios para a instalação de empresas na cidade. O município estuda programas que irão oferecer incentivo financeiro para a inserção de jovens e de cidadãos, sem qualificação profissional, no mercado de trabalho local. Para isso, o município espera lançar o Programa de Diversificação Econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo deverá ser lançado em março de 2024.

“Na mineração brasileira a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica precisam andar juntas. Não é possível pensarmos em uma atividade industrial em uma cidade, sem também projetarmos o fim da atividade e o que será feito dessa cidade após a produção mineral. O que regem esses e outros projetos, com participação do IBRAM, é o fortalecimento e a diversificação da matriz econômica dos municípios mineradores. Queremos auxiliar as prefeituras a desenvolver um plano de desenvolvimento econômico, além de reposicionar e valorizar o papel dos empreendedores locais”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios