Início Cidades & Mineradoras Samarco implanta uso de crachá inteligente em Mariana e deve expandir tecnologia...

Samarco implanta uso de crachá inteligente em Mariana e deve expandir tecnologia em 2024

Foto: Divulgação - Monitoramento em tempo real da geolocalização dos profissionais permite mais agilidade na assistência ao empregado em caso de situação de emergência; Rastreamento funciona somente na área Samarco

 

A mineradora Samarco, subsidiária da Vale marcada pela tragédia de Mariana, implantou na mina Germano, na cidade, um sistema para aumentar a segurança dos colaboradores que trabalham na área. Desde o final do ano passado a empresa utiliza um crachá inteligente de identificação, georreferenciado, e deverá expandir a tecnolongia para outros complexos ainda em 2024.

De acordo com a mineradora, a tecnologia permite aos empregados que atuam na operação da mina no Complexo de Germano terem a localização monitorada diariamente. O monitoramento em tempo real da geolocalização dos profissionais garante mais agilidade na assistência aos empregados em caso de situação de emergência.

Conforme divulgado, os crachás são integrados à plataforma de rádio digital da empresa, com o rastreamento funcionando somente na área da Samarco. O crachá conta ainda com um botão que pode ser acionado indicando uma situação de pânico ou risco eminente. O alerta é imediatamente enviado para o Centro de Comunicação de Emergências da Samarco.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, João Bernardes, explica: “Muito mais que um crachá, é a tecnologia a serviço da vida. É como se estivéssemos cuidando das pessoas de longe. Com o sistema, temos, por exemplo, alertas de entrada e saída nas áreas e podemos enviar avisos sonoros para evacuação, se necessário. Ele permite que tenhamos um plano de atendimento a emergências muito mais eficaz. É o nosso compromisso com a segurança na prática”.

Efetivo da Samarco no complexo de Germano

Ainda de acordo com a empresa, atualmente estão ativos cerca de 450 crachás no Complexo de Germano. Entre os principais benefícios, estão “a ampliação da capacidade de resposta a emergências, o controle de acesso e permanência em áreas de risco, a melhoria da eficiência operacional e o gerenciamento de equipes em campo”.

Sobre a expansão do uso da tecnologia ainda neste ano, a Samarco informou que a iniciativa será incorporada em outras áreas dos complexos de Germano e de Ubu, em Anchieta (ES).

Sair da versão mobile