Início Cidades & Mineradoras Após justiça proibir eventos na praça Tiradentes, Carnaval em Ouro Preto pode...

Após justiça proibir eventos na praça Tiradentes, Carnaval em Ouro Preto pode ser comprometido

A Prefeitura de Ouro Preto ainda aguarda aprovação do IPHAN para realizar eventos carnavalescos na praça.

Imagem: Divulgação - Após justiça proibir eventos na praça Tiradentes, Carnaval em Ouro Preto pode ser comprometido

O município de Ouro Preto, localizado na Região Central de Minas Gerais, aguarda a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para sediar os festejos de Carnaval em Ouro Preto na Praça Tiradentes, que é o coração vibrante desta cidade histórica.

A proposta, apresentada pelo governo local, traça planos para uma configuração em menor escala em comparação com anos anteriores. Contudo, o IPHAN ainda não revisou e analisou esta proposta.

Prefeitura e Secretaria dizem que mudanças foram feitas para a realização completa no Carnaval em Ouro Preto

Em reunião realizada na terça-feira (09), Flávio Malta, secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, discutiu os planos com o IPHAN e destacou que a prefeitura está empenhada em fornecer mais banheiros químicos, implantar novos postos de atendimento emergencial, e criação de uma área de achados e perdidos nesta área para o Carnaval em Ouro Preto. A decisão final sobre as comemorações do Carnaval na Praça Tiradentes deverá ser anunciada até o final do mês.

Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, o Carnaval em Ouro Preto é realizado de forma descentralizada, com palcos montados em outros locais do centro histórico, e foram destinados 450 mil reais para sediar as festas.

Porém, eventos que ocorrem tradicionalmente na Praça Tiradentes, em que recebe uma estrutura de palco no local, não estão certos se vão acontecer.

Veja porque a justiça proibiu grandes eventos no local histórico de Ouro Preto

A Justiça Federal proibiu grandes eventos na Praça Tiradentes, coração da cidade histórica de Ouro Preto, região central de Minas Gerais, a partir de julho de 2023, depois que um curto-circuito dentro do museu causou pânico nos festivaleiros durante o inverno.

Em setembro daquele ano, a Justiça Federal cancelou um evento programado para acontecer na praça, que precisava de autorização prévia do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

O motivo do cancelamento foi o risco de incêndio no local. A Prefeitura de Ouro Preto ainda aguarda aprovação do IPHAN para realizar eventos carnavalescos na praça.

Sair da versão mobile