Início Cidades & Mineradoras MPMG abre ação contra AngloGold por acionamento indevido de sirenes na barragem...

MPMG abre ação contra AngloGold por acionamento indevido de sirenes na barragem em Santa Bárbara

Vídeos que circulam nas internet mostram o desespero dos moradores da cidade após o acionamento indevido das sirenes da barragem da AngloGold
Imagem: ANM - Vídeos que circulam nas internet mostram o desespero dos moradores da cidade após o acionamento indevido das sirenes da barragem da AngloGold

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se posicionou após o acionamento indevido das sirenes da barragem CDS-II, pertencente à AngloGold, ocorrido na tarde na última terça-feira (29), em Brumal, distrito de Santa Bárbara.

O incidente, que contraria uma decisão judicial anterior, levou a promotores a instaurar um procedimento para abordar a questão, incluindo a aplicação de uma multa de R$ 500 mil para cada novo acionamento indevido.

Veja o vídeo dos moradores apavorados com a situação após o acionamento das sirenes: Instagram

MPMG já tem outra ação contra AngloGold

MPMG já havia ajuizado, em 3 de outubro de 2024, a ação judicial n.º 5002865-64.2024.8.13.0572, visando à adoção de medidas que mitiguem os impactos negativos e danos causados pela atividade da AngloGold.

O processo destaca a reiterada violação de direitos humanos e fundamentais, e a necessidade urgente de medidas que garantam o bem-estar das comunidades afetadas.

O MPMG solicita, entre outras providências, a garantia de moradia digna e segura para os residentes em áreas, bem como a realização de uma Análise de Situação de Saúde da população. Essas análises são cruciais para identificar problemas de saúde emergentes e orientar as medidas reparatórias necessárias.

Diante do recente acionamento indevido das sirenes, que é considerado um fato novo, o MPMG reitera a urgência do pedido liminar, buscando a reconsideração da decisão anterior.

Sair da versão mobile