A indústria de Minas Gerais contabiliza resultados positivos no primeiro quadrimestre de 2023. A informação, divulgada nesta segunda-feira, 5 de junho, integra a Pesquisa Indicadores Industrias (Index), referente a abril. A indústria extrativa mineral apresentou bom desempenho: alta acumulada de 6,9% no ano.
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o crescimento do mercado de trabalho acima do esperado influencia o resultado. A ampliação dos programas de transferência de renda e da concessão de reajustes do salário mínimo também são fatores de influência. O indicador referente ao emprego apresentou aumentou pelo terceiro mês consecutivo, acumulando 1,6% de alta no ano.
Retração
Por outro lado, ainda segundo o levantamento da Fiemg, o faturamento da indústria mineira recuou 4% em abril. Já as horas trabalhadas caíram 0,7%, comparando a março.
Nos próximos meses, a entidade espera que a atividade industrial de Minas Gerais se beneficie das medidas de incentivo ao setor produtivo, recém anunciadas pelo Governo Federal. A maior expectativa é para o desempenho do setor automotivo.
O levantamento na íntegra pode ser consultado no site da Fiemg.