Maior empresa brasileira produtora de aço, a Gerdau anunciou que está cooperando com ações de prevenção e conscientização no combate a incêndios florestais em Minas Gerais. A empresa intensificou os trabalhos da Brigada Florestal, com sede em Três Marias, para ampliar a sua atuação de forma preventiva em mais de 30 municípios mineiros do entorno.
De acordo com a Gerdau, para evitar os incêndios florestais, é utilizada no monitoramento uma central de inteligência com câmeras de vigilância que cobrem 60% de ativo, além de um canal de comunicação com a comunidade e de outros recursos de emergência, como rádios. A central está conectada a observadores florestais e à equipe de vigilância patrimonial, que protegem as fazendas de eucalipto e as florestas nativas.
A equipe de brigadistas conta com todos os recursos necessários, como caminhões pipas, motoniveladoras, veículos leves adaptados para combate rápido e até aviões com espumas retardantes de chamas, segundo a empresa. A companhia atribui ao desconhecimento e à baixa percepção de riscos os potenciais fatores dos incêndios florestais, principalmente durante o período seco, entre junho e outubro.
O gerente de Viveiro e Silvicultura da Gerdau, Bernardo Alves Pereira, na diz que na maioria das vezes, a prática inconsequente da utilização do fogo é o maior criador de incêndios, inclusive atravessando propriedades e áreas de preservação.
“Por isso, a Brigada tem grande importância no caráter prevencionista. Uma sociedade consciente evita o desmatamento das florestas, mantém a estrutura do solo, protege o balanço hídrico do ambiente e até evita a extinção de espécies animais e vegetais. Em caso de incêndio florestal nas áreas da Gerdau e entornos, as pessoas podem ligar para a Brigada Florestal da Gerdau pelo telefone 0800 722 3310”, conclui o gerente.
Campanha da Amif
A Gerdau é uma das mais de 40 empresas a aderir à campanha da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) para realização de novas ações de prevenção e combate a incêndios. Intitulada “Queimar Te Queima”, a ação tem como objetivo conscientizar a população dos perigos causados pelo fogo descontrolado, sobretudo em períodos mais secos do ano. A campanha conta com a adesão de 22 empresas associadas à AMIF e de 24 apoiadoras do setor público e privado.
De acordo com a presidente da Amif, Adriana Maugeri, a ideia é despertar em todos os cidadãos um senso de responsabilidade com relação aos incêndios, pois as consequências de uma área em chamas são sofridas até mesmo por quem está a quilômetros de distância.
“Os incêndios florestais causam muito mais do que as óbvias perdas da nossa biodiversidade. Eles causam prejuízos para os agricultores, o que acarreta aumento no preço dos alimentos. Além disso, causam queda de energia, o que gera uma cadeia de danos para a sociedade, como interrupção de atendimentos médicos, escolares, bombeamento de água e muitos outros serviços. É por isso que a campanha se chama ‘Queimar Te Queima’, porque os incêndios queimam todos nós, direta ou indiretamente”, afirma Maugeri.