Início Cidades & Mineradoras Gerdau abre edital para investimento social em Cidades e Minerais

Gerdau abre edital para investimento social em Cidades e Minerais

Foto: Divulgação - Iniciativa é voltada para ONGs e instituições com finalidade social que atuem em Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Ouro Branco, Itabirito e em outros municípios onde a Gerdau opera

 

A Gerdau está com inscrições abertas para o Edital de Investimento Social 2024, em Minas Gerais.  A iniciativa é aberta a projetos que atuem em prol do desenvolvimento das comunidades nas regiões onde a empresa, maior produtora de aço do Brasil, está presente.

A ação é voltada para organizações da sociedade civil (ONGs, associações locais sem fins políticos ou partidários) e instituições religiosas com finalidade social. Podem se inscrever entidades de Barão de Cocais, Bom Sucesso, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Curvelo, Diamantina – Distrito de Senador Mourão, Divinópolis, Ingaí, Itabirito, Lassance, Moeda, Olhos-d´água, Ouro Branco, Ouro Preto, São Bento Abade, Sete Lagoas, Três Marias e Várzea da Palma. Para os distritos de Engenheiro Correia e Miguel Burnier, em Ouro Preto, existe um edital específico.

De acordo com a empresa, os recursos serão disponibilizados em 2024, de acordo com o cronograma de cada projeto aprovado. Os projetos devem seguir as frentes de Empreendedorismo, em três pilares: educação – apoio a projetos voltados ao estímulo e à capacitação de atuais e futuros empreendedores, bem como a preparação para o mercado de trabalho, habitação – com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à busca de soluções para os desafios da moradia e reciclagem – projetos voltados para estímulo à reciclagem, à reutilização de materiais e ao consumo consciente.

“Minas Gerais é um estado é extremamente relevante para a Gerdau. E por isso, atualmente, a maior parte dos nossos investimentos em iniciativas sociais estão no estado. A abertura do edital é muito importante, pois assim, as próprias comunidades podem apresentar projetos que consideram importantes para elas e nós teremos a oportunidade de conhecer e apoiar essas iniciativas”, afirma o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes.

Investimento

A Gerdau informou ter investido em 2022 R$ 37,2 milhões com iniciativas sociais em Minas Gerais. Ao todo, foram 130 projetos e 142 ações, segundo a empresa. Quase um milhão de pessoas de 23 municípios foram beneficiadas no período.

Um dos projetos contemplados no edital aberto no ano passado, foi o Ellas Cultura e Transformação (foto), sob coordenação de Rud Alves. A iniciativa apoiada pela Gerdau busca promover o incremento de renda familiar para as mulheres participantes por meio de cursos de capacitação e divulgação dos produtos locais da área da moda.

Para ele, o projeto cresceu muito esse ano graças ao edital. “Foi com esse importante apoio que estruturamos o projeto elaborado junto ao Ronaldo Fraga, que construiu uma coleção de roupas junto com as participantes. Elas tiveram aula de paletas de cores, de corte, de costura e de modelagem e criaram produtos maravilhosos”, conta.

“Conseguimos também desenvolver outros projetos, como sessão de fotos para as meninas serem modelos e a criação de um e-commerce para que elas consigam vender as peças. É um projeto que criou renda, que motivou, empoderou as mulheres e ele só foi possível por causa desse edital.  Só temos a agradecer a Gerdau por viabilizar esse sonho”, completa Alves.

Inscrições

Os projetos serão avaliados de acordo com a Diretriz de Responsabilidade Social da Gerdau e com a apresentação dos formulários obrigatórios e documentações a serem exigidas ao longo das três etapas da iniciativa. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 30 de novembro na plataforma Prosas.

As inscrições poderão ser realizadas online pela plataforma Prosas, entre os dias até 2 de outubro.

Sair da versão mobile