A mineradora Vale anunciou ter investido, por meio da Fundação Vale, cerca de R$ 90 milhões para desenvolver projetos sociais em 2023. A empresa estima ter beneficiado 1,8 milhão de pessoas no ano passado.
De acordo com o balanço, as iniciativas realizadas pela Fundação Vale contribuíram para o fortalecimento de políticas públicas, impactando áreas como a educação básica, saúde, assistência social e a geração de renda.
“Trabalhamos em conjunto com o poder público, organizações sociais referências nessas temáticas e investidores para garantir uma atuação abrangente e com resultados duradouros, que contribuam com melhores indicadores sociais, de saúde e educação” , explica a diretora da Fundação Vale, explica Pâmella De-Cnop.
Projetos apoiados pela Vale
A companhia destacou os projetos desenvolvidos nos municípios fluminenses de Mangaratiba e Itaguaí. Lá os projetos sociais alcançaram uma população estimada de 97 mil pessoas.
Conforme divulgado pela Vale, entre as ações estão o incremento das condições físicas e técnicas de todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social dos municípios. Eles receberam mais de 1.300 equipamentos e mobiliários para secretarias de saúde e assistência social, como aparelhos de pressão, oxímetros, macas ginecológicas e tablets, além da formação continuada de suas equipes.
Já na educação, ainda conforme a mineradora, foi feita a entrega de materiais didáticos complementares e a formação de educadores buscaram contribuir para uma aprendizagem efetiva de mais de 11,7 mil estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental das escolas públicas.