A Alderan Resources, empresa especializada em exploração mineral na Austrália, firmou recentemente um contrato de compra com a Parabolic Lithium. Através desta aquisição, a Alderan Resources adquirirá a totalidade da propriedade da Parabolic Lithium em sete projetos separados de exploração de lítio localizados no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Abrangendo uma área total de 472 quilômetros quadrados, os projetos consistem em 24 licenças de exploração distribuídas em sete regiões distintas: Caraí, Catuji, Curral de Dentro, Governador Valadares, Itaípe, Itambacuri e Minas Novas. Todos esses projetos estão situados dentro ou ao sul do Vale do Lítio.
Conheça outros projetos de extração do lítio no Jequitinhonha
Existem outros projetos em operação na área, como o Grota do Cirilo, da Sigma Lithium, que mediu e indicou recursos de 77,034 milhões de toneladas (mt) com teor de 1,43% de óxido de lítio (Li2O). Também inclui o Projeto Salinas, que é de propriedade da Latin Resources e mediu e indicou recursos de 45,2 milhões de toneladas com classificação de 1,34% Li2O.
Como contrapartida inicial do negócio, Alderan concordou em pagar A$ 110.000 (US$ 70.513,30) em dinheiro e emitir 150 milhões de ações a A$ 0,006 por ação, sujeito à autorização dos acionistas. A contraprestação também inclui 100 milhões de opções AL8OA, cada uma com preço de exercício de A$ 0,016, com vencimento em setembro de 2025.
A empresa também emitirá ações, sujeitas ao cumprimento de determinados marcos. Se o projeto isolar seis fragmentos de rocha contendo mais de 1% de Li2O em pegmatito contendo espodumênio, 50 milhões de ações serão emitidas ao preço de A$ 0,006 cada.
Se o conteúdo de Li2O no projeto não for inferior a 1% e a interceptação de perfuração ultrapassar 10 milhões, a empresa emitirá 75 milhões de ações. A empresa emitirá então 150 milhões de ações para atingir um recurso mineral mínimo de 1% de Li2O.
Além disso, Alderan também recebeu compromissos de colocação condicional de investidores, levantando quase US$ 1,75 milhão. Sujeito à aprovação dos acionistas, a empresa emitirá 291,66 milhões de ações para captação de recursos.