Início Cidades & Mineradoras Vivendo crise hídrica, Itabira terá abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira (4)...

Vivendo crise hídrica, Itabira terá abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira (4) por conta de manutenção da Vale

Foto: Divulgação/ Saae -Interrupção está programada para realização de trabalho preventivo, interferindo no sistema Areão; Saae toma medidas alternativas para amenizar crise de abastecimento de água na cidade

 

Convivendo com uma crise hídrica nas últimas semanas, Itabira deverá ter mais um dia atípico para os moradores nesta quarta-feira (4). Uma manutenção programada da Vale afetará o abastecimento de água na cidade, interrompendo o fornecimento para o sistema Areão. A medida é necessária para supressão de vegetação no centro de carga e substituição dos painéis de acionamento dos poços das Minas do Meio.

Conforme divulgado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a previsão é de que a manutenção ocorra entre 8h e 11h, com o reabastecimento sendo retomado gradativamente a partir do final da manhã.

Ainda de acordo com órgão, podem ser temporariamente afetados os bairros: Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I, Clóvis Alvim II, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton I, Hamilton II, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa e Vila São Geraldo.

Orientações

O Saae ainda informou que realizará manobras para amenizar o risco de desabastecimento. O órgão orienta a população a utilizar a água com racionalidade, evitando desperdícios.

“De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”, esclarece o Saae.

Crise hídrica

O Saae informou também que trabalha nesta terça-feira (3) para reestabelecer o bombeamento para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. O bombeamento para os bairros abastecidos pelo sistema foi impactado pelo baixo nível de captação do manancial que abastece a região e uma equipe técnica trabalha para resolver a situação.

Assim, podem ter o abastecimento temporariamente afetado os bairros Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pela autarquia.

Nas últimas semanas, o órgão também tem buscado soluções alternativas para suprir a escasses de água em imporantes fontes de abastecimento da cidade, como no manancial da Pureza (foto). Uma das medidas é a captação de água no Ribeirão de Peixe.

Canais de atendimento

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito por meio do telefone 115, funcionando 24 horas com a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Também é possível realizar o atendimento em contato pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.

Sair da versão mobile