Os moradores da cidade de Santa Maria de Itabira vem usando as redes sociais para reclamar da cor da água que chega nas torneiras. Nas imagens é possível ver uma água de aspecto marrom, bem imprópria para uso.
Nos relatos, os moradores dizem que situação piora em período das chuvas e temem pelo que pode vir nos próximos dias.
O que diz a Copasa sobre a água em Santa Maria de Itabira
Em nota, a Copasa esclareceu que as chuvas na região provocaram uma elevação abrupta da turbidez do manancial que abastece a cidade. Diante disso, a Companhia promoveu a paralisação temporária da Estação de Tratamento de Água para os ajustes necessários.
“Neste momento, o abastecimento já se encontra normalizado. No entanto, ao retornar o abastecimento, mesmo realizando os procedimentos operacionais, a coloração da água pode sofrer alterações em alguns pontos da cidade. A Copasa informa que se trata de uma condição momentânea, onde as características habituais de qualidade da água são restabelecidas em poucos instantes”
Para tentar tranquilizar os moradores, a Copasa disse ainda que vem fazendo periodicamente o monitoramento da água produzida e distribuída em todo o município de Santa Maria de Itabira.
“O monitoramento consiste na realização de coletas de amostras na saída de tratamento e em toda a abrangência do sistema de distribuição, possibilitando assim estabelecer o controle de qualidade da água, conforme preconiza a Portaria GM/MS n°888, do Ministério da Saúde, de 4 de maio de 2021”
Se você é morador de Santa Maria de Itabira e está passando por esse problema, a orientação é entrar em contato com a Copasa por meio dos seus canais de relacionamento:
- Site: www.copasa.com.br;
- Aplicativo Copasa Digital;
- Central telefônica 0800 0300 115 ou 115;
- WhatsApp (31) 9 9770-7000 – segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados.”